Google vai investir 10 mil milhões em data centers e escritórios

Google, Alphabet
EPA/WALLACE WOON

A Google anunciou que vai investir 10 mil milhões de dólares na operação dos Estados Unidos, destinados à expansão de data centers e escritórios.

A Alphabet, empresa dona da Google, pretende investir 10 mil milhões de dólares (cerca de 9,2 mil milhões de euros) ao longo deste ano. O investimento será feito em onze estados dos Estados Unidos: Colorado, Georgia, Massachusetts, Nebraska, Nova Iorque, Oklahoma, Ohio, Pennsylvania, Texas, Washington e Califórnia.

O anúncio foi feito através de uma publicação no blog oficial da Google, assinada por Sundar Pichai, atual CEO da Google e da Alphabet.

“Este esforço pretende continuar o momentum adquirido com o investimento de 13 mil milhões de dólares feito nas comunidades da Carolina do Sul e do Nevada, em 2019”, escreve Sundar Pichai.

Dos 10 mil milhões de dólares anunciados, uma grande parte estará destinada à instalação de escritórios. No Sul dos Estados Unidos, a tecnológica afirma que pretende “continuar a investir na zona de Atlanta” e “na expansão de escritórios e data centers no Texas, Alabama, Carolina do Sul, Virgínia e Tennessee”.

Leia também | EUA limitam exportação de software de inteligência artificial

Na zona do Midwest, a empresa afirma que irá fazer investimentos adicionais na zona de Detroit, abrir um novo data center em Ohia e ainda terminar a expansão do data center no Iowa.

Na zona central dos Estados Unidos, a Google indica que pretende “duplicar a força de trabalho no Colorado, ao longo dos próximos dois anos”. Além disso, pretende ainda continuar o investimento feito em data centers no Nebraska e no Oklahoma.

Já na zona leste dos Estados Unidos, o plano para o recente campus de Hudson Square, é feito a longo prazo: a tecnológica pretende duplicar o número de colaboradores até 2028. A empresa indica ainda que pretende expandir o escritório de Pittsburgh e ainda criar um escritório maior em Cambridge, Massachusetts – projeto que já está em desenvolvimento.

Leia também | Google aposta na segurança para fazer mexer negócio da cloud

Na zona oeste do país, a empresa quer aumentar o campus da Google Cloud em Seattle, por exemplo.

Entre outros investimentos, a Google indica que este montante “irá criar milhares de empregos, incluindo posições dentro da Google e trabalhos na área da construção nos data centers e infraestruturas de energias renováveis”. Além disso, a empresa refere que também poderá vir a criar mais oportunidades de emprego em negócios locais nas várias comunidades”.

 

Sundar Pichai: de gestor de produto a dono do reino Alphabet e Google