Chinesa Tencent investe milhões no Reddit… e a Internet reagiu

Reddit

A rede social Reddit conseguiu angariar 300 milhões de dólares (cerca de 266 milhões de euros), numa ronda de investimento liderada pela chinesa Tencent. Como seria de esperar, os utilizadores do Reddit reagiram com ‘memes’.

Com este investimento, a plataforma Reddit passa a estar avaliada em três mil milhões de dólares. A chinesa Tencent, um gigante da Internet responsável por sucessos como o WeChat ou League of Legends, liderou este investimento com 150 milhões de dólares. Ao longo dos anos, o Reddit tem também conseguido arrecadar investimentos da Sequoia, Tacit e até do rapper Snoop Dogg.

O Reddit é conhecido por ser uma rede social onde os ‘roasts’ (momentos satíricos onde os utilizadores fazem piadas sobre determinado assunto, com alguma acidez à mistura). Como seria de esperar, o investimento milionário feito pela Tencent está a motivar várias reações.

Muitos dos ‘memes’ funcionam também como uma forma de protesto pela censura que é feita na China, onde muitos dos produtos tecnológico, como o Google ou YouTube, por exemplo, são alvo de censura. Também o Reddit não foge a esta censura, estando bloqueado na China.

Leia também | Douyin. A popular e viciante app chinesa que dá dores de cabeça à Tencent

No meio deste tempestade de ‘memes’, está justamente a preocupação de que este investimento da Tencent se possa traduzir em alguma censura na plataforma.

Reddit
Uma das publicações partilhadas na plataforma. Fonte: Reddit

Ainda assim, empresas como a Epic Games ou a Snap também receberam investimentos de empresas chinesas – e isto não se traduziu em alterações significativas ao funcionamento dos respetivos produtos.

Com uma média de 330 milhões de utilizadores mensais ativos, o Reddit contabiliza mais de 14 mil milhões de visualizações por mês, apontam as estatísticas reveladas em novembro de 2017.