Chrome muda de visual e ganha um gerador de passwords

Chrome 69 novo design

Além de a Google ter assinalado vinte anos de vida, também o Chrome esteve de parabéns. Ao décimo ano de vida, a Google decidiu mudar o aspeto do navegador e ainda dar-lhe novas funcionalidades. 

Na versão 69, cuja data de lançamento coincidiu com o décimo aniversário do Chrome, a Google mudou para um browser com cantos mais arredondados – numa mudança que chega tanto à versão de desktop como às versões mobile, para o Android e iOS.

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Há uma nova paleta de cores, formas bem mais arredondadas e novos ícones para ficar a conhecer. Para quem coleciona separadores, a Google diz ter mudado a forma como aparecem os ícones, para que seja mais perceptível identificar qual é o site no separador, quando olha de relance para a barra.

Mas esta não é a única mudança: a Google percebe que os utilizadores utilizam a barra de endereços para muito mais do que inserir URL. Há quem faça contas na calculadora ou receba automaticamente informação sobre conversões de moeda. A Google fez algumas mudanças e há mais funcionalidades, sem precisar de abrir outros separadores. Fica ainda uma promessa para breve, feita no post onde anuncia as mudanças do Chrome: em breve vai também permitir pesquisar ficheiros que estão na sua Drive, diretamente a partir da barra de endereços – que, para a Google, se chama ‘Omnibox’.

Mas é na segurança que está um dos novos aspectos mais interessantes do Chrome: um gerador de passwords já incluído no browser.

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Todos o fazemos e temos vergonha de assumir – não temos passwords diferentes para todos os serviços, como é recomendado na teoria. Sabendo dessa realidade, a Google trabalhou num gerador de passwords automáticas, definidas para cada serviço. Se já está a pensar que vai ter de decorar palavras-passe para todos os serviços que tem, calma.

Este gerador vai criar passwords aleatórias, que são depois guardadas na Smart Lock do Chrome.

Em dez anos de vida, o Google conseguiu conquistar a supremacia entre os browsers disponíveis no mercado. Ainda assim, apostas como o Firefox ou o Opera têm vindo a conquistar alguns fãs nos últimos tempos.

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