Monker’s Garkel: a inteligência artificial criou um gin

Gin Monker’s Garkel
Fonte: DR

Em 2019, a inteligência artificial consegue fazer várias coisas – inclusive criar um gin, a partir dos dados retirados de várias amostras. Chama-se Monker’s Garkel e já chegou ao mercado britânico.

A destilaria Circumstance Distillery, sediada em Bristol, no Reino Unido, decidiu unir definitivamente o mundo das bebidas espirituosas e a tecnologia, com a ajuda da Tiny Giant. O resultado deste “casamento” chama-se Monker’s Garkel, descrito como “o primeiro gin criado por inteligência artificial”.

A Circumstance criou um site especificamente para este gin, que chega ao mercado como uma edição limitada, com apenas mil garrafas. A destilaria explica que foi criada uma rede neural chamada Ginette, alimentada por uma base de dados com vários ingredientes e opções. A partir daí, foi gerada uma lista com cerca de 20 receitas, cada uma composta por uma combinação de seis a nove botânicos.

Depois de a inteligência artificial ajudar a elaborar as receitas, entraram os humanos em ação, que reduziram a lista para quatro opções de receita possível. A receita escolhida é composta por zimbro, coentros, raiz de angélica, ameixa, groselha, framboesa, clementina, laranja e calêndula.

Na prática, mesmo com a receita criada a partir de inteligência artificial, houve uma considerável intervenção humana na escolha da mistura final. A IA ajudou ainda a gerar o próprio nome do gin e o fundo do rótulo da garrafa deste gin.

Limitado a mil garrafas, o gin pode ser encontrado online, por um preço de 42 libras por garrafa (cerca 48,93 euros, à conversão atual).

Esta não é a primeira vez em que a Tiny Giant, uma das partes envolvidas nesta criação, decide colocar a inteligência artificial a “trabalhar”: a empresa já criou cocktails, cupcakes ou poesia com a ajuda da IA.

 

“O algoritmo é mais estúpido do que um gato doméstico”, diz líder do Facebook AI