Espanha. Vodafone arranca 5G em 15 cidades com rede Huawei

António Coimbra Vodafone Espanha
O português António Coimbra lidera a Vodafone em Espanha. Fonte: Vodafone

O arranque comercial é já no próximo sábado. Espanha é dos primeiros países europeus com lançamento comercial do 5G. 

A Vodafone vai arrancar já no próximo sábado, 15 de junho, com o lançamento comercial do 5G em 15 cidades em Espanha, com rede Huawei, mas sem smartphones 5G da marca chinesa, noticiou o El País.

Madrid, Barcelona, Valência, Sevilha, Málaga, Saragoça, Bilbau, Vitoria, San Sebastián, Corunha, Vigo, Pamplona, Gijón, Logronho e Santander são as cidades escolhidas pela operadora liderada pelo português António Coimbra para arranque comercial desta tecnologia. A Vodafone usará a rede Huawei, com contributos da Ericsson, para servir os clientes que subscrevam planos sem limites de dados e tenham um telefone que suporte esta tecnologia. As cidades terão 50% de cobertura em 5G.

A marca chinesa Huawei (colocada nos Estados Unidos numa lista negra, impedindo as empresas norte-americanas como o Google de colaborarem sem restrições) está fora do lote de terminais 5G que a Vodafone vai disponibilizar aos clientes em Espanha: Samsung S10 5G, LG V50 ThinQ5G e Xiaomi MI Mix3 5G.

Espanha é, assim, o primeiro país onde a Vodafone arranca com operação de 5G. Em maio, aquando da primeira ligação de 5G em roaming em mobilidade (envolvendo a Vodafone Portugal), António Coimbra já tinha anunciado algumas cidades, sendo sabido que havia a intenção da companhia de arrancar com a operação no verão neste mercado.

Leia também | Investimento 5G em Portugal pode chegar aos 1,6 mil milhões de euros

No Reino Unido, a operadora tem previsto arranque para início de julho. Até ao final do ano, o grupo Vodafone quer 50 cidades ligadas com esta tecnologia. Espanha está, deste modo, entre os primeiros países com arranque comercial desta tecnologia, depois de iniciativas na Suíça e São Marino.

O arranque da operação foi com rede Huawei, mas Coimbra referiu que a companhia decidiu suspender a implementação de rede com a empresa chinesa até se decidir a situação que a Huawei atravessa depois da administração Trump ter levantado suspeitas de que a empresa representa um perigo para a segurança nacional.

Coimbra diz que a operadora está preparada caso a proibição se estenda à Europa. Os Estados membros deverão emitir um parecer até ao final de junho.

Custos 5G em Espanha

Nestas cidades, os clientes que desejem usufruir desta tecnologia terão de subscrever ofertas com planos de dados ilimitados tanto de móvel, como de ou fibra e móvel, disponíveis por 40,99 euros (para o tarifário móvel mais barato) e a partir de 64,99 euros para a tarifário fibra e móvel.

As tarifas mais caras, que dão mais serviços, oscilam entre 49,99 euros (Vodafone Ilimitada Total) e 109,99 euros (Vodafone One Ilimitada Total). A empresa também disponibiliza terminais 5G, associados a um plano tarifário: Samsung S10 por 1.080 euros (1.249 euros nas lojas); LG por 900 euros (1.299 euros em loja) e Xiaomi por 720 euros (799 euros nas lojas).

 

Cobertura 5G deverá atingir 45% da população mundial até 2024