Estes são os melhores jogos mobile para levar de férias

Se já se está a preparar para as férias e está pronto para deixar a consola em casa, isso não significa que tenha necessariamente de afastar-se do mundo dos jogos. Há algumas opções que pode instalar no telefone e levar para fora de portas.

Há muito que o mercado dos jogos para smartphone deu o salto e passou a conseguir movimentar muitos milhões de euros. Se ao início tudo era dominado por Angry Birds ou Candy Crush, com os telefones a ficarem cada vez mais rápidos e com maior poder de processamento, também os jogos estão mais completos e exigentes.

Em alguns casos, os títulos para smartphone também já conseguem ganhar prémios – não só dentro das lojas de aplicações.

Alto’s Odyssey, a sequela de Alto’s Adventure, um jogo que começou como uma aventura ‘independente’, é uma das opções. O jogo consiste numa aventura imparável, em que o jogador controla um atleta imparável, ao longo de vários cenários. É gratuito, viciante e está disponível tanto para Android como para iOS.

Leia também | Gamification. Como “os videojogos podem resolver problemas e ajudar na criatividade”

Se se fala em jogos, é impossível não falar no fenómeno Fortnite. Se ainda não percebe bem as razões para esta febre, que tem afetado principalmente os adolescentes, em formatos como PC, mobile ou consolas, pode recordar aqui algumas explicações. O jogo de género battle royale coloca cem jogadores nas mesma condições, numa batalha de todos contra todos. Pode parecer simples, mas há que conseguir agarrar armamento, munições e conseguir construir as melhores proteções para vencer. Pode instalá-lo em equipamentos Android (atenção que é preciso ser instalado através do site da Epic Games) ou iOS.

É mais de construções? Também há uma opção para isso, chamada Pocket City. Há quem o compare a SimCity 2000, já que a fórmula é semelhante. Começa com um terreno a construir a sua própria cidade – a precisar de gerir as infraestruturas e muito mais. Basicamente, ainda precisa de gerir questões difíceis, como crime, trânsito, poluição, etc. Está disponível para Android e iOS, mas é preciso investir 3,99 euros para levar esta opção de férias – no entanto, não há mais micro-transações ou anúncios ao longo do jogo.

Leia também | O Tamagotchi está de volta e vai ligar-se ao seu smartphone

Se é mais de números, 2048 é um clássico quase impossível de resistir. Pode jogá-lo em qualquer lado e é uma experiência viciante. O objetivo é simples: juntar as quadrículas numeradas para chegar ao número 2048. Está disponível para Android e iOS.

Outra novidade fresquinha é o jogo Harry Potter: Wizards Unite, que imita a fórmula de Pokémon Go. Concebido pela mesma empresa, o jogo recorre a realidade aumentada para trazer o mundo mágico de Harry Potter para o mundo real. Está disponível para Android e iOS, sem custos de instalação.

Tem 10 anos, criou jogo que ensina a programar e ganhou a atenção da Google e Microsoft