Tem 10 anos, criou jogo que ensina a programar e ganhou a atenção da Google e Microsoft

Chama-se Samaira Mehta e, aos dez anos, é CEO da sua própria empresa, a CoderBunnyz. Criou um jogo de tabuleiro que ensina os básicos da programação e até já conseguiu a atenção da Microsoft, Google ou da ex-primeira dama dos Estados Unidos, Michelle Obama.

À CNBC, a jovem, que é filha de um engenheiro que serve como consultor da empresa, explica que criou a CoderBunnyz quando tinha “cerca de seis anos e meio, talvez sete”. Foi nessa altura que o pai começou a ensinar-lhe os conceitos básicos da linguagem da programação. Nessa altura, Samaira percebeu que havia uma lacuna no mercado para materiais de aprendizagem para os mais novos.

O resultado é um jogo de tabuleiro que pode ser adquirido através da Amazon, por cerca de 57 dólares (cerca de 50 euros), valor onde já estão incluídos os portes de envio para Portugal. Mas, até chegar à Amazon, os jogos eram vendidos através do site da empresa, com as unidades armazenadas na garagem da família Mehta. Só quando o negócio cresceu é que a Amazon entrou em jogo.

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O jogo é um esforço que envolveu toda a família, explica Samaira ao site norte-americano, e também centenas de emails trocados entre fornecedores e designers, da China à Nova Zelândia.

Mas a CoderBunnyz não tem apenas um jogo. Com o passar do tempo, Mehta criou um segundo jogo, chamado CoderMindz, onde se pretende ensinar as bases da inteligência artificial, recorrendo à linguagem de programação Java.

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“A programação é futuro”, diz a jovem, “o mundo vai depender da programação nos próximos dez ou quinze anos. Se puder ajudar já os mais novos a programar, quando forem mais crescidos já vão poder considerar a programação como uma opção de carreira”.

Com a mãe às rédeas do marketing e o pai como consultor técnico, a empresa de Samaira já conseguiu vender 6 mil jogos e gerar cerca de 200 mil dólares em receitas (cerca de 178 mil euros), desde abril de 2018.

A aventura empresarial já levou a jovem até escolas, bibliotecas e empresas tecnológicas, como o Facebook, Google, Microsoft ou a Intel, onde Samaira dá workshops de programação aos filhos dos colaboradores. A visita à Google terá sido a que deu maior esperança à jovem de dez anos. Stacy Sullivan, a responsável pela cultura empresarial da Google, foi uma inspiração: “inspirou-me para trabalhar mais e foi um excelente momento na vida vida”.

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Mas não foi só da responsável da Google que Samaira, que quer mais tarde ingressar na Universidade de Stanford, recebeu incentivo. Em 2016, a jovem recebeu uma carta de Michelle Obama: “Foi muito bom receber uma carta dela. Disse-me para continuar a trabalhar muito e que eu era uma inspiração para todos”, recorda Samaira Mehta.

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