Facebook recolheu contactos de 1,5 milhões de utilizadores sem autorização

Facebook LOL

A rede social mais popular no planeta terá, “inadvertidamente” recolhido os contactos de e-mail dos amigos e conhecidos de boa parte dos seus novos utilizadores desde maio de 2016.

É apenas mais um problema dos vários que o Facebook tem tido com a privacidade dos seus utilizadores. De acordo com a Business Insider, a empresa liderada por Mark Zuckerberg recolheu os contactos de email de 1,5 milhões de utilizadores sem o seu conhecimento ou consentimento, na mesma altura em que abriram as suas contas.

Terá sido desde maio de 2016 que a empresa começou a recolher as listas de contactos dos novos utilizadores da rede social, com a empresa a indicar agora que essa informação terá sido “recolhida de forma não intencional” e, neste momento, estão a ser apagados, diz fonte do Facebook à Business Insider.

A revelação foi feita por um investigador na área de segurança cibernética, que usa o pseudónimo de e-sushi, e reparou que o Facebook pedia a alguns utilizadores que inserissem as passwords de acesso ao seu e-mail quando se inscreviam nas sua novas contas, de forma a verificar as suas identidades. Essa ação é amplamente condenada pelos especialistas de segurança.

Leia também | Porque é que Facebook e companhia têm tido tantas falhas? É segredo (mas há teorias)

Foi dessa forma que, num teste, a Business Insider percebeu que, se alguém digitasse a sua password do seu e-mail e correspondesse ao pedido do Facebook, surgia uma mensagem a indicar que estavam a ser “importados” os seus contactos, sem a solicitação de qualquer permissão.

Foi dessa forma que terão sido recolhidos os tais 1,5 mil milhão de contactos, que ‘alimentaram’ depois os sistemas do Facebook, usados ​​para melhorar a segmentação de anúncios, das conexões sociais e recomendar amigos para adicionar.

Apesar da recolha directa tenha envolvido apenas 1,5 milhões de pessoas, o número total de pessoas cujas informações de contacto foram obtidas de forma inadequada pelo Facebook pode estar entre as dezenas ou até centenas de milhões, já que cada utilizador tem centenas de contatos armazenados nas suas contas de e-mail. O porta-voz do Facebook não conseguiu fornecer um número total para os contactos obtidos dessa forma.

Facebook fecha página do líder da Web Summit sobre impostos na Irlanda