Facebook encerra programa de VPN de recolha de dados Onavo

Facebook | Dados publicidade
Foto: REUTERS/Elijah Nouvelage

Depois de se ter tornado público que o Facebook usava uma aplicação de VPN chamada Onavo, que permitia a recolha de dados e monitorização de uso do smartphone, a rede social anuncia o fim deste projeto de recolha de dados baseado em recompensas.

A VPN Onavo já foi retirada da loja de aplicações da Google, depois de ter sido eliminada primeiro a versão da app para iOS. Na teoria, a Onavo afirmava-se como uma aplicação que permitiria limitar a quantidade de dados que era recolhida por outras aplicações e sites, recorrendo a uma rede segura. Por outro lado, a empresa por trás da app também a usava para pesquisas de mercado.

De acordo com o site TechCrunch, que avançou com a história, a Onavo permitiria ao Facebook monitorizar o tempo que as pessoas passavam no smartphone, além de recolher também informação sobre os sites que visitavam e modelo do smartphone. Esta seria uma forma de a rede social conseguir estar à frente da concorrência, percebendo que aplicações ou serviços se poderiam estar a tornar em concorrentes. Vale a pena recordar que, assim que começaram a ter números elevados de utilizadores, o Facebook comprou o WhatsApp e o Instagram, por exemplo.

Leia também | 15 anos de Facebook: recorde os marcos da história da rede social

O Facebook estaria a utilizar o código fornecido pela Onavo para uma aplicação chamada Facebook Research, que pagava aos participantes pela quantidade de dados recolhidos, assim como pela capacidade para poder referenciar mais pessoas para o serviço.

Agora, este projeto para ter acesso a informações vai chegar ao fim. Ao TechCrunch, um porta-voz do Facebook prestou mais declarações sobre o encerramento deste projeto. “As pesquisas de mercado ajudam as empresas a criar produtos melhores para os utilizadores. Estamos a mudar o foco para um mercado de pesquisa baseado em recompensas, o que significa que vamos encerrar o programa Onavo”.

Com esta declaração, o Facebook parece não querer abrir mão dos pagamentos em troca de informação – mas terá de arranjar forma de conseguir fazer isto sem violar as regras de outras empresas. Quando se descobriu a existência desta app, que violava as diretrizes de empresas como a Apple, o Facebook viu as suas apps internas (tanto as de teste de produtos como as internas, para deslocações dos funcionários dentro do campus), ficarem inoperacionais.

Facebook poderá enfrentar multa milionária por violação de privacidade