Fala-se que o Facebook esteja a preparar dois dispositivos virados para as chamadas de vídeo, a que pensa chamar Portal.
A notícia é avançada pelo Cheddar, que cita fontes ligadas à rede social de Mark Zuckerberg. São estas vozes que referem inclusive que a ideia original passava por apresentar o conceito de Portal durante a conferência F8, em maio, mas que o escândalo de privacidade acabou por levar a empresa a adiar o lançamento do Portal.
O Cheddar refere ainda que estarão a ser preparados dois gadgets, que poderão competir com a Amazon Echo Show, que permite ter um apoio visual à informação apresentada pela Alexa. Um dos gadgets poderá custa cerca de 400 dólares e outro, mais pequeno, rondará os 300 dólares.
Leia também | Alexa em todo o lado: conheça os 11 novos gadgets da Amazon
A lógica é que estes produtos tenham também integração com a Alexa, a assistente digital da Amazon, para que se possa controlar funcionalidades como a reprodução de música e vídeos, notícias, etc.
A câmara será o centro destes dois novos gadgets. Sendo que o Facebook tem também trabalhos na área da inteligência artificial, fala-se também que esta câmara tire partido de IA para reconhecer o utilizador e ligá-lo automaticamente à sua conta de Facebook. Esta câmara poderá ser uma grande angular, para que o utilizador se possa mover enquanto fala. Na parte da privacidade, terá sido desenvolvida uma funcionalidade de segurança, para tapar a câmara quando não está a ser utilizada.
Leia também | Aposta do Facebook no mundo dos encontros já dá os primeiros passos
É esperado que o Facebook dê mais informações sobre os Portal ainda durante este ano. A confirmar-se a informação do Cheddar, esta será a primeira tentativa de o Facebook entrar no mercado de hardware, com um produto especificamente com a marca Facebook. Indiretamente, através da Oculus, que a rede social adquiriu em 2014, o Facebook já faz chegar ao mercado um headset de realidade virtual.