Facebook. Mensagens de áudio do Messenger foram ouvidas e transcritas

Facebook dados pessoais
Foto: REUTERS/Regis Duvignau

O Facebook terá contratado centenas de pessoas para ouvir e transcrever as mensagens de áudio enviadas através do Messenger. Depois das críticas, a rede social afirma fazer uma pausa neste tipo de práticas.

A notícia é avançada pela Bloomberg, que indica que “centenas” de pessoas externas à empresa foram contratadas para ouvir e transcrever ficheiros de áudio, sem indicação de onde tinham sido obtidos. À agência, estas fontes explicam que ouvem as conversas, mas que a rede social não comunica às pessoas contratadas a origem dos ficheiros ou algum tipo de fim para a transcrição.

O Facebook já confirmou que recorre a este tipo de soluções, mas que irá parar de contratar este tipo de serviços. Em resposta à Bloomberg, a empresa de Mark Zuckerberg justifica o abandono desta solução devido ao escrutínio crescente que tem sido feito às grandes tecnológicas. “Tal como a Apple ou a Google, decidimos fazer uma pausa na análise de áudios há mais de uma semana”, explicou a empresa. O Facebook justifica que terá contratado estas pessoas para perceber se a inteligência artificial desenvolvida pela empresa conseguia efetivamente interpretar as conversas – mas indica ainda que os dados eram anónimos. Além disso, é ainda apontado que “os utilizadores tinham escolhido nas definições do Messenger a opção de ter as mensagens de áudio transcritas”.

Leia também | “O algoritmo é mais estúpido do que um gato doméstico”, diz líder do Facebook AI

A reportagem da Bloomberg indica que, muitas das pessoas que transcrevem estas conversas acusam o Facebook de “práticas anti-éticas”, já que não estariam a deixar a indicação clara ao utilizador de que as conversas podiam estar a ser escrutinadas por empresas externas.

A agência afirma que uma das empresas que estará a prestar este tipo de serviços à rede social é a TaskUs, uma empresa de outsourcing nascida na Califórnia, que divide trabalho por vários pontos do globo. A TaskUs tem o Facebook como um dos principais clientes e, entretanto, também já confirmou que a rede social decidiu interromper os projetos de análise de áudio.

O Facebook não é caso único na contratação de empresas externas para analisar áudio: a mais recente descoberta do género está ligada à Google, que também recorreu a empresas externas para ouvir as conversas mantidas com o Google Assistant. Também a Amazon ou a Apple recorrem a este tipo de práticas, com a justificação da melhoria dos serviços das assistentes digitais Alexa e Siri, respetivamente.

Leia também | Google estará a ouvir conversas de utilizadores também em português e espanhol

Tanto a Apple como a Google vieram a público indicar que vão deixar de recorrer a estas práticas. Por seu turno, a Amazon indica que permitirá aos utilizadores decidirem se pretendem ou não participar em programas do género.

A notícia de que também as mensagens de áudio do Messenger são ouvidas e transcritas chega pouco tempo depois da aplicação de cinco mil milhões de dólares ao Facebook, na sequência do caso Cambridge Analytica. Além do valor da coima, a penalização envolve também a introdução de pessoas em representação da FTC nas decisões de novos produtos do Facebook, para garantir algum tipo de supervisão na área da privacidade.

Caso Cambridge Analytica termina em multa de 5 mil milhões ao Facebook