Elon Musk promete: Tesla Roadster vai voar ao estilo Regresso ao Futuro

Foi no Twitter e em resposta a um famoso YouTuber que Elon Musk fez a promessa do ano: o novo Tesla Roadster que chega em 2020 irá ter uma opção para voar (e planar) como o DeLorean, do filme Regresso ao Futuro.

Já muitos filmes imaginaram carros voadores e há alguns anos que existem protótipos que prometem que se podem tornar em breve realidade ao alcance de muitos (em 2018 surgiu um dos primeiros). Mas o que Elon Musk prometeu ontem já ao final da noite, no seu Twitter, é um passo em frente. Um carro desportivo elétrico convencional, pronto para pairar no ar – levantar voo na vertical – e voar, ao estilo o DeLorean voador no segundo filme da saga Regresso ao Futuro.

O Tesla Roadster já foi anunciado e apresentado oficialmente em 2017, com data prevista de chegada ao mercado global em 2020 – na verdade, o pequeno roadster de Musk até foi lançado em fevereiro de 2018 para o espaço. O que não se sabia era que o modelo iria ter uma opção que, até ao momento, mais nenhum automóvel tem.

Musk admitiu no Twitter em troca de tweets com o YouTuber Marques Brownlee que não se tratava de uma piada e que o Roadster vai mesmo ter essa opção extra disponível, embora não esclarecesse se isso chegará logo em 2020, quando o Roadster começa a ser entregue a clientes. Já em junho tinha-se percebido que o Roadster iria ter uma versão SpaceX, mas não havia certezas sobre o que essa versão iria permitir.

Como funciona?

“Vamos usar o sistema de propulsão com gás frio da SpaceX, com ar de alta pressão num recipiente composto e ultra protegido no espaço dos dois lugares traseiros”, explicou o líder e fundador da Tesla e da SpaceX. O pequeno Roadster terá uma configuração 2+2 lugares (os ocupantes dos bancos traseiros terão espaço muito limitado), excepto com esta opção especial. Ou seja, o modelo será ultra-rápido tanto na vertical, pairando no ar e levantando voo como um drone, como na horizontal.

Outro dos anúncios que Musk deixou escapar é que a nova variante de Tesla Roadster terá uma aceleração que vai até ao limite da resistência humana. Ou seja, os números incríveis do Roadster anunciados em 2017, que já o tornavam no carro de produção e legal em estrada mais rápido do mundo (atinge os 100 km/h em 2,1 segundos e tem 400 km/h de velocidade máxima) poderão ser superados. O custo desta versão ‘alimentada’ pela SpaceX também deverá ser bem elevado, acima dos 200 mil dólares da versão normal com autonomia prometida de mil km e dos 250 mil dólares das primeiras mil unidades que são especiais e apelidadas de “Série dos Fundadores”.

As referências culturais e inspirações em filmes de ficção científica têm sido frequentes para Elon Musk, que não só tenta que a tecnologia desenvolvida possa cumprir algumas das promessas da ficção, como coloca referências culturais no software dos modelos Tesla.

Elon Musk: Existem 70% de hipóteses de ir viver (e morrer) para Marte

SpaceX já deu nome ao foguetão que vai criar para as viagens de turismo espacial