Google lança novos controlos de privacidade, incluindo modo incógnito para o Maps

Privacidade smartphone

A Google lançou novos controlos de privacidade e segurança. Além de um modo incógnito no Maps, há também novidades para o YouTube e Chrome.

Numa publicação no blog da tecnológica, assinada por Eric Miraglia, diretor de produto, privacidade e também responsável de dados da Google, a empresa apresenta três novos controlos de segurança e privacidade, para assinalar o mês da Cibersegurança.

“Fizemos investimentos significativos nesta área, desenvolvendo ferramentas como o modo de navegação anónimo no Chrome, a Verificação de Privacidade e a Minha Conta Google que milhões de pessoas usam todos os dias. Durante todo o processo, concentrámo-nos em criar controlos simples e consistentes que funcionam nos nossos produtos principais”, afirma o responsável da Google.

O modo incógnito no Google Maps não é propriamente uma surpresa, tendo inclusive sido referenciado durante a apresentação Google I/O, evento dedicado a programadores Android. A partir de agora, a funcionalidade de navegação anónima no Google Maps já está disponível: basicamente, a partir do momento em que ativa esta funcionalidade, os lugares pesquisados não são guardados no seu histórico, garante a Google. Este novo modo vai chegar “nas próximas semanas ao Android e muito em breve ao iOS”.

Leia também | Google Maps e Waze ganham integração com assistente digital Siri

No YouTube, vai ser possível apagar de forma automática o histórico de visualizações de vídeos. O utilizador precisa apenas de indicar qual o período de tempo que melhor se adequa: entre 3 a 18 meses.

Outra das novidades está ligada ao Google Assistant, ferramenta muito usada recorrendo à voz. Neste mês da cibersegurança, poderá perguntar ao assistente como pode manter a informação segura, por exemplo. Mas não é o único truque: a Google está a disponibilizar mais formas de verificar as configurações de segurança a partir de comandos de voz. A assistente passará a reagir a comandos como “Ok, Google, apaga a última coisa que eu disse”, por exemplo. Por agora, isto só estará disponível em inglês; ao longo das próximas semanas serão disponibilizados mais controlos de privacidade por voz em mais idiomas.

Leia também | Questões de privacidade no YouTube podem vir a custar 200 milhões à Google

Por fim, quando o assunto é segurança há quem pense logo em palavras-passe. Por isso, a tecnológica está a disponibilizar mais formas de verificar se a sua palavra-passe já foi comprometida ou se é demasiado fraca.

Roubo de palavras-passe já atingiu 940 mil utilizadores este ano