A notícia foi avançada pelo Wall Street Journal, que refere que a rede social de Mark Zuckerberg terá pedido a grandes bancos americanos dados financeiros sobre os utilizadores da rede social.
A justificação? Disponibilizar novos serviços, na tentativa de aumentar o envolvimento dos utilizadores com o Facebook. O Wall Street Journal avança que “terá sido pedido aos bancos americanos para partilhar informação detalhada sobre os clientes”, incluindo transações de cartões e a verificação de saldos bancários, para criar novos serviços, citando fontes próximas da empresa.
A ideia deste pedido passaria pela inclusão de funcionalidades para consulta de saldos no Messenger, também ele um produto do Facebook. Segundo refere o WSJ, os pedidos terão sido feitos a instituições como o JPMorgan Chase, o Citigroup Inc ou o U.S. Bancorp.
O Facebook estará a tentar criar novas formas de envolver os utilizadores na rede social, que continua a ser a mais utilizada, com cerca de 2,23 mil milhões de utilizadores ativos, segundo o site Statista. No início do ano, o Facebook esteve envolvido no escândalo de privacidade da Cambridge Analytica, que levantou várias preocupações com o acesso indevido a dados dos utilizadores.
Em resposta ao WSJ, o Facebook já indicou que “fala por rotina com instituições financeiras sobre formas para melhorar as experiências de comércio das pessoas, como permitir um melhor serviço ao cliente”. A rede social indicou também que “não usará os dados recebidos para direccionamento de anúncios e que não serão fornecidos a terceiros”.
Através do Messenger, já é possível enviar e receber dinheiro através do PayPal. Em alguns mercados, a MasterCard também já está ligada ao Messenger, para autorizar pagamentos, por exemplo.
Mas menos ligado à área financeira está outra área onde o Facebook quer apostar: os relacionamentos, com a Facebook Dating. O serviço, que permitirá aos utilizadores marcar encontros, foi anunciado na conferência anual F8, há uns meses, e já estará em fase de testes internos. A rede social continua a testar estratégias para engagement dos utilizadores em várias frentes.