Ford junta-se ao ‘maravilhoso’ mundo das trotinetes elétricas

trotinetes

Marca de automóveis norte-americana Ford faz aposta nas trotinetes elétricas partilhadas ao comprar a startup Spin.

A Ford está oficialmente no mundo das trotinetes elétricas partilhadas, onde a startup norte-americana tem brilhado desde que nasceu em janeiro de 2017. O gigante de automóveis comprou a startup Spin, por cerca 100 milhões de dólares, foi indicado num relatório da empresa Axios. Entretanto a própria Ford já confirmou o negócio num post na plataforma Medium.

A Spin atualmente opera com as suas trotinetes elétricas nas cidades de Coral Gables, Washington, Charlotte, Durham, Lexington, Denver, Detroit e Long Beach e tem operações em cinco campos universitários.

Leia mais: É oficial: trotinetes elétricas da Lime chegam a Lisboa

A Spin foi uma das três empresas que entrou em São Francisco, em conjunto com a Bird e a Lime, que foi forçada a remover as suas trotinetes elétricas da cidade até que a cidade determinasse um processo de permissão. Com o regresso das trotinetes à cidade, a Spin não conseguiu licença para operar e tem sido uma das startups de trotinetes com menos protagonismo no setor, mas a aposta da Ford pode mudar isso.

A Spin assinou um contrato com a fabricante de trotinetes elétricos Segway Ninebot (que também serve a Lime, para comprar 30 mil trotinetes por mês até o final deste ano. A Ford não foi clara sobre as suas ideias para o serviço, mas o vice-presidente da Ford, Sunny Madra, admitiu que a empresa vê grande potencial nas trotinetes até porque “um pouco por todo o lado nos EUA as opções de mobilidade das pessoas nas cidades estão a mudar”.

Fica por esclarecer se a Ford quer, ela própria, fabricar as tais trotinetes elétricas. Nos últimos anos, a Ford também comprou o serviço de transporte de passageiros Chariot, bem como o Autonomic e o TransLoc.