Funcionalidade de eletrocardiograma do Apple Watch chega a Portugal

Até aqui, a funcionalidade que permitia aos utilizadores de Apple Watch ter acesso a um eletrocardiograma estava disponível apenas nos Estados Unidos. A Apple está a alargar a disponibilidade desta função a mais mercados, com Portugal incluído na lista.

Esta funcionalidade só está disponível para quem tenha o Apple Watch mais recente, o Series 4. Da linha de relógios inteligentes da Apple, este é o único que permite fazer uma espécie de eletrocardiograma, com um toque na coroa do relógio e recurso à app que faz a análise da informação recolhida.

Esta aplicação e serviço estavam disponíveis desde dezembro nos Estados Unidos. Agora, vários países europeus entram na lista de disponibilidade: Áustria, Bélgica, Dinamarca, Finlândia, França, Alemanha, Grécia, Hungria, Irlanda, Itália, Luxemburgo, Holanda, Noruega, Portugal, Roménia, Espanha, Suécia, Suíça e Reino Unido. A Apple anunciou também a disponibilização deste recurso aos utilizadores situados em Hong Kong.

Leia também | Remade. A empresa que faz iPhone mais bonitos do que a própria Apple

Na altura da apresentação desta funcionalidade, a Apple referia que se poderia tratar de um recurso de diagnóstico, acessível a mais pessoas. Recentemente, revelou os resultados de um estudo feito com a Universidade de Stanford, que incluiu 400 mil voluntários. Durante os testes, a função de alerta em caso de batimentos cardíacos irregulares e a função de ECG detetaram pelo menos dois mil casos de alerta – com 84% dos casos a confirmarem-se como verdadeiros casos de alerta.

A funcionalidade de notificação em caso de ritmo irregular também vai ser alargada aos Apple Watch Series 1 e modelos seguintes, anuncia a Apple. Para evitar preocupação excessiva nos utilizadores, este recurso só notifica o utilizador quando deteta batimentos cardíacos irregulares em cinco episódios, com uma duração superior a 65 minutos.

Nova função do Apple Watch traz revolução na saúde “e mais ansiedade”