Sistema da Google que escreve os emails por si chega a Portugal

Depois de ver uma forte utilização das respostas automáticas no Gmail, a Google decidiu em maio aumentar o poder de previsão do serviço. O smart compose vai agora estar disponível em português.

A Google vai disponibilizar em Portugal a funcionalidade do Gmail que permite escrever emails de forma muito mais rápida: à medida que o utilizador vai escrevendo, o sistema sugere as palavras seguintes. Para isso a tecnológica utiliza ferramentas de inteligência artificial, que conseguem ainda personalizar as sugestões tendo por base o contexto e histórico da conversa.

Não só tem em conta o tema, como também a pessoa a quem está a escrever. Além dos ganhos em velocidade, a Google também diz que esta ferramenta ajuda a dimminuir o número de erros e gralhas nos emails.

Leia também | Usa o Gmail? Veja estes truques para trabalhar mais depressa

Em certa medida, este sistema funciona como as sugestões de pesquisa que tornaram-se populares no Google, através das quais a empresa tenta ‘adivinhar’ o que vamos escrever a seguir. No caso do Gmail, se a sugestão de palavras for do agrado do utilizador, então basta carregar na tecla Tab [por cima do Caps Lock] para que esse texto seja assumido.

Google Gmail

Este é mais um passo da Google na transformação da experiência que os utilizadores têm com o email. Há dois anos a tecnológica lançou uma funcionalidade chamada ‘resposta inteligente’: quando recebe uma mensagem no Gmail, no final estão três sugestões de respostas automáticas.

No evento Google Cloud Next, que se realiza esta quarta e quinta-feira em Londres, a empresa revelou que atualmente 10% de todas as respostas dadas através do Gmail já são feitas através das sugestões automáticas. Ou seja, 10% das respostas dadas na plataforma de correio eletrónico da gigante norte-americana são dadas por máquinas.

Leia também | Saiba como recuperar um email enviado por engano no Gmail

“São escritas por máquinas, mas são aprovadas por humanos”, salientou a vice-presidente da Google para a área de ferramentas de produtividade G Suite, Amy Lokey, durante uma apresentação no evento.

A mesma executiva disse ainda que a funcionalidade smart compose vai ficar disponível até ao final do mês em Portugal. Além de português, passam a ser suportados também o francês, o espanhol e o italiano.

A funcionalidade smart compose foi lançada em maio deste ano e até agora só funcionava na versão web do Gmail: passa a estar disponível nos smartphones Google Pixel 3, apresentados esta semana, e no início de 2019 vai chegar a outros equipamentos.