Google quer continuar a travar batalha contra a pirataria

Google
Foto: REUTERS/Arnd WIegmann

A pirataria online continua a ser um dos grandes problemas da Internet. A Google continua empenhada nessa questão e, no seu novo relatório, revela alguns números sobre os seus esforços para esta batalha. 

O relatório ‘How Google Fights Piracy’ faz um pequeno balanço dos esforços da Google para a pirataria, nomeadamente na questão monetária. “Investimos de forma significativa em tecnologia, ferramentas e recursos para prevenir violações de direitos de autor nas nossas plataformas”, é possível ler, em comunicado da Google.

E, segundo a Google, estas medidas parecem estar a surtir o efeito desejado, com os números da pirataria a diminuir. No relatório deste ano, a Google aponta que foram pagos mais de 3 mil milhões de dólares a criadores de conteúdos que tenham monetizado os seus vídeos no YouTube, através da ferramenta Content ID.

Ainda no YouTube, a gigante da Internet explica que gastou 1,8 mil milhões na indústria musical, desde outubro de 2017 a setembro de 2018.

Mas este não é o único valor ligado à Content ID: a Google refere que investiu cem milhões de dólares nesta ferramenta, nas vertentes de recursos de computação e também trabalhadores.

Leia também | Google tem 25 milhões para quem usar a inteligência artificial para o bem da sociedade

Já no que toca a questões de anúncios, a Google indica que, em 2017, chumbou mais de 10 milhões de anúncios, por suspeitas de infração de direitos de autor ou que estavam ligados a sites que não respeitam as regras. No que toca a URL, o relatório da Google indica que foram retirados mais de 3 mil milhões de ligações dos resultados pesquisa, por infração de direitos de autor.

Para os próximos anos, a Google explica que quer continua a reger-se por cinco princípios: criar mais e melhores alternativas, perceber onde está o dinheiro nos sites de pirataria. Além disso, a gigante da Internet também quer aumentar a transparência, nomeadamente no que toca aos pedidos para remoção de informação, e garantir que há menos abusos online.

Leia também | Quer fazer melhores pesquisas no Google? Veja estes 11 truques