Google obtém licença para serviços financeiros na UE

Google
Foto: REUTERS/Arnd WIegmann

A Google é a última tecnológica a entrar no mercado europeu de fintech, com uma licença para operar a partir da Lituânia.

A Google Payment, do grupo Alphabet, já tem licença para operar serviços de pagamentos eletrónicos na União Europeia. A entrada no mercado de crédito e pagamentos dá-se com o registo junto dos supervisores da Lituânia, com o banco central do país a autorizar a gigante tecnológica a processar pagamentos, a emitir dinheiro eletrónico e a gerir wallets digitais.

A licença foi concedida pelo Banco da Lituânia na passada sexta-feira. “O nosso ambiente regulatório, e as vantagens que este oferece, têm sido reconhecidos tanto por startups como por empresas de fintech de primeira linha”, indicou em comunicado o banco central.

Leia também | O arquiteto da próxima mina de ouro da Google

Um porta-voz da Google indicou também, em declarações à agência Bloomberg, que a multinacional tem em vista projetos na área dos serviços financeiros digitais em todo o continente.

“Estamos constantemente a trabalhar para apoiar os nossos clientes na Europa. Candidatámo-nos a uma licença de pagamentos na Lituânia no contexto destes esforços, além de mantermos discussões relativamente a projetos por toda a Europa”. Até à passada semana, a Lituânia tinha já emitido 39 licenças para pagamentos eletrónicos a diferentes empresas de serviços financeiros digitais.

Leia também | Afinal, Google vai formar três mil programadores Android em Portugal

Além da Google, também a Revolut obteve recentemente licença para operar a partir do país do Báltico. Várias multinacionais tecnológicas têm vindo a entrar no mercado da UE. A Facebook obteve licença para operar serviços financeiros na Irlanda, e a Amazon Payments Europe estabeleceu-se no Luxemburgo.

Esta notícia foi publicada originalmente no Dinheiro Vivo.