Google vai ser investigada em Itália por práticas anti-concorrência

Google relatório transparência | Anúncios | Publicidade digital
Foto: REUTERS/Charles Platiau

A AGCM, o regulador de mercado italiano, anunciou esta sexta-feira que abriu uma investigação à Google. Em causa estará um abuso de posição dominante de mercado.

De acordo com a Reuters, a Autorità Garante della Concorrenza e del Mercato (AGCM), o regulador de mercado italiano, abriu uma investigação às práticas da Google, que se terá recusado a integrar uma aplicação no sistema Android Auto.

O regulador indicou, através de comunicado, que a dona do Android terá recusado integrar a aplicação Enel X Recharge, desenvolvida pela elétrica italiana Enel, no Android Auto. A aplicação da Enel permitiria aos donos de carros elétricos ter acesso à localização de pontos de carregamento nas proximidades.

Leia também | Perdeu o telefone? Saiba como o encontrar, seja Android ou iOS

Com a tecnológica norte-americana a ter incluído recentemente a possibilidade de encontrar um ponto de carregamento para veículos elétricos nas funcionalidades do Maps, o regulador italiano aponta que “o interesse da Google está em defender e reforçar o modelo de negócio da própria aplicação Google Maps”, prejudicando a atividade de outras empresas.

Com o Android Auto a ser uma das plataformas de referência para a área automóvel, “a exclusão da app Enel X Recharge do Android Auto reduz a usabilidade da aplicação e limita a capacidade de usar as funcionalidades da aplicação”, diz o regulador.

Leia também | Aplicações com 600 milhões de downloads foram banidas do Android

À Reuters, uma porta-voz da empresa indica que “o Android Auto foi pensado tendo em conta a segurança, para minimizar distrações e garantir que as aplicações são usadas de forma segura enquanto se conduz”, acrescentando que “a Google está a analisar a queixa e disposta a colaborar com a autoridade para resolver as preocupações”.

O regulador italiano indicou ainda que finalizará a investigação a 30 de maio deste ano.

Após multa europeia, Google vai perguntar a donos de Android que browser querem usar