Aplicações com 600 milhões de downloads foram banidas do Android

Android Aplicações maliciosas
Foto: Jonah Pettrich / Unsplash

Decisão foi tomada após uma reportagem da publicação Buzzfeed News ter denunciado uma rede de aplicações fraudulentas.

A Google executou mais uma mega-limpeza na loja oficial de aplicações para o sistema operativo Android. Desta vez a empresa visada foi a chinesa DO Global, responsável por várias aplicações que já tinham alcançado mais de 600 milhões de downloads.

Segundo a reportagem do Buzzfeed News, a empresa tinha 250 milhões de utilizadores ativos, o que faz com que este bloqueio seja um dos maiores de sempre.

A decisão foi tomada após ter sido descoberto que as aplicações da DO Global, e que é parcialmente financiada pela gigante Baidu, estavam a executar um esquema fraudulento de grande escala relacionada com anúncios para dispositivos móveis.

As aplicações em questão conseguiam simular cliques nos anúncios que apareciam nas aplicações, mas sem que os utilizadores soubessem. Além de desvirtuar a rede de publicidade do Android – os anunciantes estavam a pagar por cliques que na realidade não eram feitos -, este esquema também diminuía a autonomia dos smartphones e aumentava o consumo de dados.

Leia também | A Google removeu estas 29 aplicações. Quem as tiver vai querer fazer o mesmo

A DO Global teria, ao todo, mais de 100 aplicações partilhadas no Google Play, com destaque para algumas das que eram mais populares: Photo Editor – Selfie Camera; Total Cleaner; Smart Cooler; RAM Master; AIO Flashlight; Omni Cleaner; Makeup Camera & Photo Effects; e Crashy Cops!, por exemplo. Aplicações que tenham os programadores Pic Tools Group, Photo Artist Studio e Applecheer Studio como responsáveis, também pertencem à DO Global.

Num comentário oficial, a Google diz que “investiga de forma ativa comportamentos maliciosos” e que quando encontra violações às suas políticas de utilização, impede que a empresa em questão tenha aplicações publicadas no Google Play ou possa aceder à rede de publicidade AdMob.

Já a DO Global, a empresa que foi banida do Android, reconhece a existência de falhas nas suas aplicações. “Lamentamos as irregularidades em alguns dos nossos produtos que usavam anúncios da AdMob. Posto isto, compreendemos e aceitamos a decisão da Google”.

Desinstale estas aplicações. Estão a ganhar dinheiro com os seus dados