Google remove da loja apps que executavam anúncios fradulentos

Smartphone aplicações gratuitas

A Google removeu seis aplicações fraudulentas da loja Google Play. Após uma investigação do site Buzzfeed News, tornou-se conhecido que aplicações do grupo DU eram usadas para executar anúncios em segundo plano, sem o utilizador perceber.

O Buzzfeed News refere que se tratam de aplicações bastante populares – seis delas pertencem ao grupo chinês DU Group. Entre elas, conta-se a Selfie Camera, que já tem algo como 50 milhões de downloads.

Segundo a empresa de segurança Check Point, esta aplicação tinha código que iria clicar automaticamente em anúncios, sem o conhecimento do utilizador.

Leia também | Prepare-se, o WhatsApp está prestes a escurecer

Nem sequer é preciso ter a aplicação aberta para isto estar a funcionar. Além de estar a ser feito algo sem consentimento, também há outro problema: tudo isto consome a bateria do smartphone, sem esquecer a parte do consumo de dados. 

As outras aplicações são a Omni Cleaner, RAM Master, Smart Cooler, Total Cleaner e AIO Flashlight.  A investigação do site norte-americano examinou cerca de cinco mil aplicações populares na loja de aplicações da Google.

No mês passado, foi revelado um esquema de aplicações fraudulentas que recorria à mesma lógica de funcionamento.

Android. Código malicioso em apps foi descarregado mais de 150 milhões de vezes