HP atualiza portfólio de produtos para o mercado português

“Esta é a primeira apresentação em que temos tudo: desde a linha de bolso até às impressoras industriais”, principiou Alexandre Silveira, marketing manager da HP Portugal, na apresentação à imprensa sobre as novidades para o mercado português.

Não é segredo que a HP tem um portfólio de produtos abrangente, com gamas que vão desde os computadores pessoais até às impressoras de grande formato, sem esquecer também a impressão 3D para o mercado profissional.

“Mais do que sermos líderes, temos conseguido crescer em áreas que consideramos estratégicas”, explicou José Correia, diretor-geral da HP Portugal. É uma tendência generalizada de mercado e não é preciso fazer grandes esforços para perceber de que áreas se fala: premium e gaming.

Em Portugal, de acordo com os dados apresentados pela HP, o segmento de gaming cresceu 48% nos últimos 12 meses. Valor, aliás, que está acima dos 29% de tendência do mercado.

No que toca a estratégia, no últimos 12 meses a marca tem seguido uma estratégia clara, alicerçada em cinco pilares: apostar num crescimento de negócio sustentado, manter o foco na segurança, disponibilizar tecnologia como um serviço, manter a inovação no negócio e a abertura do mercado de impressão 3D. No início deste ano, a marca escolheu a 3D Ever para representante no mercado nacional de impressão 3D.

Também na impressão 3D há novidades: a linha Multijet Fusion Series vai passar a ter modelos preparados para impressão 3D a cores. Até aqui, só era possível a impressão a uma única cor, habitualmente preto ou branco. Com esta possibilidade, a marca destaca aplicações para campos como a educação ou até modelos anatómicos já a cores.

Um novo modo de segurança

Nos últimos tempos, a marca tem apostado num segmento premium de computadores, onde se inclui a linha Envy ou os Elitebook. A ideia é apresentar dispositivos com autonomia considerável, apostando também no design.

Além de uma atualização dos modelos da gama Envy, a marca destaca o Elitebook X360 1030 G3, um conversível para o mercado profissional. Com um ecrã de 13 polegadas, este modelo conta com uma webcam Full HD e, a pensar na produtividade e comunicação, existe uma versão que conta com um terceiro microfone – para as chamadas de videoconferência com várias pessoas.

Este computador inclui também uma nova funcionalidade, chamada Sure View. Normalmente, ninguém gosta que haja olhares de terceiros para aquilo que se faz no computador, mas esse incómodo pode tornar-se numa falha de segurança – principalmente quando se fala de um computador de um responsável de uma empresa, que lida com informação confidencial.

Ao pressionar a tecla F2, este computador ativa um modo de privacidade, em que quem esteja a 45º do computador deixa de conseguir visualizar o ecrã.

Os novos computadores (linha Envy, Omen, Elitebook) chegam ao mercado em julho, com preços que variam entre os 999 e os 2658 euros.

A Sprocket cresceu

No ano passado, a HP lançou a impressora portátil Sprocket, especificamente pensada para imprimir fotografias das redes sociais, num pequeno formato.

Este ano, a Sprocket vai crescer: a Sprocket Plus vai permitir imprimir fotografias até 30% maiores. Mantém-se um formato de impressão portátil, mas em vez dos 7,6 por 5 centímetros das fotos tiradas com a Sprocket original, a Plus permite imprimir num formato maior, com 8,6 por 5,8 centímetros.

Por cá, a Sprocket Plus vai chegar apenas em branco, mas Paulo Matos, o responsável por esta divisão, não descarta a “hipótese de introduzir no mercado a Sprocket em preto”.

A pensar no verão, a marca vai comercializar uma edição limitada da Sprocket, num pacote que inclui, além da impressora em si, uma bolsa e um álbum de fotografias, pelo mesmo preço da Sprocket.