Huawei assegurou 46 contratos comerciais para implementação de 5G

Huawei China
Foto: REUTERS/Soe Zeya

A tecnológica chinesa aponta esta segunda-feira que celebrou 46 contratos comerciais de 5G com operadores a nível global. A Huawei aponta ainda que já está presente em mais de 170 países.

Em abril, a empresa anunciava que já tinha assegurado 40 contratos para a criação de redes 5G – deste bolo, uma grande maioria estava localizada na Europa, com 23 contratos.

“No próximo ano, iremos observar a implementação de uma nova geração de redes de comunicações móveis 5G, que têm um grande potencial para mudar as nossas vidas para melhor. Espera-se que, em 2025, os ganhos provenientes do 5G em todo o mundo cheguem a 225 mil milhões de euros”, aponta Abraham Liu, vice-presidente da Huawei para a Europa, em comunicado.

A atualização sobre o número de contratos comerciais para implementação do 5G é divulgada numa altura em que a Huawei está envolvida em polémica, com os Estados Unidos a pressionar vários países europeus para bloquear a infraestrutura 5G da Huawei.

Leia também | Espanha. Vodafone arranca 5G em 15 cidades com rede Huawei

O bloqueio emitido pelos Estados Unidos não está apenas ligado às infraestruturas de 5G, mas também afeta outros equipamentos. Esta segunda-feira, o fundador da Huawei admitiu inclusive uma quebra de receitas resultante da ordem executiva de Trump, que poderá chegar aos 30 mil milhões de dólares. A revelação terá sido feita durante uma mesa redonda, organizada na sede da empresa, em Shenzhen.

Em Portugal, ainda não é conhecida data para o arranque comercial do 5G, mas em diversos mercados europeus, a começar na vizinha Espanha estão previstos arranque já no verão em algumas cidades. Desde o passado sábado, cidades como Madrid ou Barcelona já têm acesso à rede móvel 5G.

 

Cobertura 5G deverá atingir 45% da população mundial até 2024