A Microsoft está a mudar o aspeto visual do Skype, mas a novidade mais sumarenta nem é bem essa: ao fim de 15 anos, vai ser possível gravar as chamadas de Skype, sem precisar de outro software.
A funcionalidade estará disponível no final deste mês, com a possibilidade de permitir gravar as chamadas independentemente do dispositivo em que está – será possível gravar em Mac, iOS, Android, Windows e até Linux.
Numa publicação no seu site, onde dá a conhecer todas as novidades que estão a caminho do Skype, programa da Microsoft virada para a comunicação, a tecnológica refere que “a gravação de chamadas vai funcionar através da cloud – assim que se começar a gravar, todas as pessoas recebem a indicação de que a sua chamada está a ser gravada”. Além disso, a Microsoft refere também que esta funcionalidade vai combinar os vídeos de todos os participantes da chamada, assim como quaisquer ecrãs que sejam partilhados.
Ao longo deste 15 anos, quem queria gravar chamadas de Skype tinha de usar programas ou aplicações de outras empresas, como era o caso da Avaer.
Um novo design, mais parecido com mobile
A mudança de visual está reservada para a versão Windows do programa da Microsoft, para a versão clássica do Skype. A ideia é aproximar a versão de desktop da versão mobile, incluindo mudanças no chat, nomeadamente utilizando as menções, feitas com o @, como já acontecem em apps como o WhatsApp ou o Messenger.
Além disso, também vai ser possível ter acesso dentro do Skype à galeria de média de um determinado chat. É nessa galeria que serão agrupados todos os ficheiros que são partilhados, assim como ligações e fotografias.
Ao longo do verão, o Skype também promete mais funcionalidades, que chegarão gradualmente aos utilizadores: haverá espaço para indicação se a mensagem foi lida ou não e conversas encriptadas, entre outras funcionalidades.