Maior operador de telecomunicações chinês cria fundo milionário para o 5G

NOS | 5G
Foto: REUTERS/Rafael Marchante

A China Mobile anunciou esta semana que está disposta a criar um fundo de cerca de 4 mil milhões de dólares, para acelerar o desenvolvimento das redes móveis 5G. 

O anúncio foi feito esta terça-feira, em Xangai, pelo chairman da China Mobile, Yang Jie, noticia a Reuters. Trata-se de um investimento de 4 mil milhões de dólares (30 mil milhões de yuan). 

O anúncio é parco em pormenores: apesar de serem mencionados os valores do investimento, não foram indicadas datas para a concretização deste fundo. 

Leia também | Conheça os primeiros smartphones 5G à venda na Europa

Por agora, sabe-se que a China Mobile está disposta a avançar com 3 mil milhões de yuan (cerca de 382 milhões de euros, após conversão), para o desenvolvimento de conteúdo a pensar no 5G, a próxima geração de redes móveis. Com as redes móveis a atingirem velocidades mais rápidas, a China Mobile planeia apostar em vídeos em “ultra-alta definição e jogos”, refere a Reuters. 

A China emitiu este mês a licença comercial para o 5G. Até ao final do ano, a China Mobile conta ter 50 mil estações de 5G na China, para prestar serviços a cerca de 50 cidades. 

Neste momento, no mercado asiático, a corrida ao 5G está a ser disputada pela Coreia do Sul (onde já é possível utilizar 5G em Seul), pelo Japão e pela China. 

 

A revolução do 5G: quatro vantagens (e uma desvantagem)