Alunos portugueses conquistam medalhas de prata nas Olimpíadas da Ciência da UE

Olimpíadas da Ciência da União Europeia 2019

A participação portuguesa na mais recente edição da EUSO (Olimpíadas da Ciência da União Europeia) garantiu ao país duas medalhas de prata, distinguindo os jovens talentos nas áreas da Biologia, Química e Física.

Foi a primeira vez que Portugal recebeu a competição, com a edição deste ano a decorrer na Faculdade de CIências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, em Almada. Entre os dias 4 e 11 de maio, foram 150 os alunos, com menos de 16 anos, a participar na Olimpíada, oriundos de 24 países. As duas medalhas de ouro foram atribuídas à Alemanha.

Não é a primeira vez que Portugal conquista medalhas no evento. Na edição de 2018 das Olimpíadas, Portugal já tinha arrecadado medalhas de ouro, tal como aconteceu na edição de 2016.

Leia também | “Temos imensos Ronaldos na engenharia, na física e investigação”

“A preparação desta operação exigiu a intervenção de duas centenas de profissionais (professores e técnicos) ao longo de um ano, o que contribuiu para o grande êxito do resultado: o país fortaleceu a sua capacidade e imagem de envolvimento na arena internacional da ciência, da tecnologia e da inovação. Todos os participantes internacionais (estudantes e mentores) foram unânimes no reconhecimento da forma exemplar como tudo foi planeado e organizado – foram vários os estudantes a quem ouvimos dizer que tinha sido a melhor semana das suas vidas”, afirma o diretor da FCT NOVA, Virgílio Cruz Machado, em comunicado.

Estas Olimpíadas são compostas por duas provas, sendo que cada uma tem um mínimo de três tarefas, que decorrem ao longo dos dois dias de evento. O primeiro ano destas Olimpíadas foi em 2003, em Dublin, na Irlanda.

“Estamos a trazer ambição americana para os jovens portugueses”