Pagamentos online ou até inteligentes há alguns. O Metro de Lisboa não conseguiu uma solução tão simples quanto os pagamentos em serviços como Uber, mas permite pela primeira vez comprar bilhetes online para a Web Summit.
Os transportes públicos em Portugal das grandes cidades ainda não aderiram por completo à moda do pagamento inteligente, sem carteira ou simplesmente online, mas o Metro de Lisboa anunciou hoje que vai abrir essa possibilidade (online) durante o período da realização da conferência ao estilo festival de empreendedorismo, Web Summit. Isto para “dar resposta ao aumento de passageiros” que irá acontecer de 5 a 8 de novembro.
Daí que o Metropolitano de Lisboa, em parceria com a OTLIS – Operadores de Transportes da Região de Lisboa, A.C.E., desenvolveu o projeto Vouchers Viva, que permitirá a aquisição de títulos via Web para o evento Web Summit. O novo (para o Metro) sistema de vouchers vai permitir a aquisição prévia de títulos, através de uma plataforma online que poderá ser acedida em qualquer parte do mundo.
Em comunicado a empresa não explica que plataforma é, mas o mais provável é ser uma secção do site do Metro de Lisboa. Por lá, o cliente seleciona o tipo de passe pretendido e depois inicia uma série de vários passos (pouco próximos da facilidade de serviços atuais que se tem visto na mobilidade na Uber, Taxify, Cabify, Glovo, entre muitos outros). Primeiro é feito o pagamento através de cartão de crédito (redes visa, mastercard e maestro), depois o utilizador irá receber, por correio eletrónico, a confirmação de compra e o respetivo voucher que terá associado um código numérico de 14 dígitos.
O voucher será levantado posteriormente em qualquer máquina de venda automática de bilhetes existentes nas estações do Metropolitano de Lisboa, devendo selecionar a opção “Tem Voucher”, inserir o código respetivo e aguardar pela emissão do seu cartão carregado com o título previamente selecionado.
A empresa garante que a solução oferece várias vantagens aos visitantes face ao sistema atual, nomeadamente, “conforto de realizar a compra antecipadamente, podendo escolher o título mais adequado para a estadia planeada; fatura emitida no ato de compra e enviada por correio eletrónico em conjunto com o Voucher”.
A nova modalidade irá ser testada no Web Summit para, no futuro, possa ser generalizada a todos os clientes. O Metropolitano de Lisboa diz que a nova medida faz parte do seu esforço “no sentido de continuar a promover a mobilidade sustentável, seguindo os melhores padrões de qualidade, segurança e eficácia económica, social e ambiental”, através da aposta em novas formas de fidelização e de captação de novos clientes.