Modificação genética feita a gémeas poderá ter impacto nas funções cognitivas

He Jiankui | Edição genética
He Jiankui. Foto: Associated Press

O polémico caso da modificação genética feita na China, na tentativa de tornar duas bebés gémeas imunes ao HIV, continua a ser alvo de investigação. Segundo um trabalho publicado pela MIT Technology Review, a experiência poderá afetar as funções cognitivas das crianças.

Em novembro do ano passado, o investigador He Jiankui anunciou que tinha feito esta experiência, usando a técnica de CRISPR, que permite fazer edição aos genes humanos. O trabalho publicado na MIT Technology Review centrou-se nas questões que a edição do gene CCR5 poderá ter no futuro das gémeas.

Um dos cientistas envolvidos neste estudo, o neurocientista português Alcino J. Silva, atualmente na Universidade da Califórnia, explica que não é ainda possível ter completa noção do impacto que as modificações poderão ter tido: “as mutações vão provavelmente ter um impacto nas funções cognitivas”, explica o neurocientista à revista norte-americana.

Já a revista Cell refere que as pessoas que não têm o gene CCR5 poderão recuperar mais facilmente após lesões traumáticas no cérebro.

Leia também | Universidade demite cientista que terá criado bebés geneticamente modificados

Alcino J. Silva não é propriamente um desconhecido relativamente a este tema da modificação genética. Em 2016, fez parte de uma equipa que investigou a mesma alteração feita ao ADN das gémeas, só que em ratos. Na altura, a conclusão foi a de que os ratos tinham ficado mais inteligentes.

Quando foi feito o polémico anúncio relativamente à modificação genética, He Jiankui não referiu se tinha efetivamente tentado fazer melhorias às capacidades cognitivas das crianças.

He Jiankui esteve desaparecido depois do anúncio feito numa convenção sobre o tema. Entretanto, já foi descoberto o paradeiro do investigador, que estará em prisão domiciliária na China. De qualquer forma, será preciso mais algum tempo até se conseguir perceber os efeitos desta modificação.

Cientistas tornam células “invisíveis” para aumentar sucesso nos transplantes