NASA reabre controlo de missão que ‘levou’ o homem à Lua há 50 anos

Lua centro controlo

O ambiente do espaço é o mesmo que era em 1969, com vários pormenores da época e os equipamentos parecem novos.

O 50º aniversário da aterragem da Apollo 11 à Lua está cada vez mais próximo e a NASA está determinada a celebrar esse marco. Para isso, restaurou o centro das operações da missões Apollo devolvendo toda a sua antiga glória do final dos anos 1960. A agência reabriu esse controlo da missão Apollo, no Centro Espacial Johnson, em Houston, Texas e a restauração torna todo o ambiente igual ao que era em 1969.

Há aparelhos eletrónicos funcionais, móveis da época e outros detalhes fiéis ao que se usava na época. O New York Times indica que existem mesmo latas de refrigerante e cigarros colocados no local que são os mesmos que se usavam naquela altura (os técnicos podiam fumar e comer nos seus postos).

Leia também | O mais famoso ‘Nascer da Terra’ foi fotografado há 50 anos na Apollo 8

A equipa que fez o restauro esforçou-se para obter e utilizar material autêntico, desde o papel de parede do Centro Espacial Johnson até às canecas da época e, para isso, conseguiu algum material através do site eBay.

A NASA fez todo este esforço para que os visitantes possam ver com os seus próprios olhos o controlo da missão das Apollo. As visitas começaram agora, a 1 de julho, precisamente 19 dias antes do marco história da chegada do ser humano à Lua.

Este também é um evento que permite lembrar uma promessa recente: a NASA tem como missão futura voltar a colocar humanos na Lua até 2024. Na verdade, já passou meio século desde que pessoas pisaram pela primeira vez um corpo celeste que não fosse o planeta Terra. A novidade para os turistas é mais um ponto de interesse para quem quer ter vista privilegiada para a história do espaço, isto sem visitar a própria Lua (algo que só deverá estar reservado para astronautas experientes e milionários, pelo menos nos próximos anos).

Jeff Bezos leva pessoas à Lua já em 2024 (e é para colonizar)