É a mais recente aposta da linha das câmaras instantâneas da Fujifilm. A SQ20 é a nova máquina híbrida da fabricante de máquinas fotográfica e a primeira da linha a permitir gravar vídeo.
A SQ20 é uma máquina híbrida, que quer juntar uma funcionalidade mais ‘retro’, a de ter automaticamente a fotografia na mão, à praticidade da fotografia digital, ao incluir um pequeno ecrã, onde pode ver as fotografias e também adicionar alguns filtros. Mas a diferença da SQ20, que é uma atualização da SQ10, lançada o ano passado, é também a inclusão de um modo de vídeo, chamado ‘motion mode’. Não vai poder gravar imenso tempo de vídeo; afinal, a SQ20 só vai deixar capturar 15 segundos de imagens.
Claro que é possível gravar os vídeos para o cartão microSD da máquina, mas a ideia é que possa ver todo o vídeo e escolher qual é o seu momento favorito antes de imprimir a imagem. Há filtros específicos definidos também para este modo – sequência, para ter fotos dinâmicas, frame de filme, em que escolhe uma imagem e adiciona um filtro para parecer saída de um filme, e ainda o modo retro, em que é adicionado algum grão às fotos.
Leia também | Estes são os smartphones com as melhores câmaras fotográficas
A câmara tem um sensor mais pequeno, comparado com a SQ10, zoom digital de 4x e uma abertura de 2.4. É, alias, a primeira vez que uma funcionalidade de zoom chega à linha Instax.
A Fujifilm anunciou ainda que está máquina estará disponível a partir de 20 de outubro, sem dar indicação de preço recomendado. O mais provável é que tenha um preço aproximado à SQ10, que em Portugal, custa cerca de 249 euros.