O serviço é gratuito independentemente se o utilizador tem associado à sua conta um cartão de crédito, débito ou conta bancário.
A plataforma de pagamentos digitais PayPal agora permite o envio de dinheiro de forma totalmente gratuita entre utilizadores em Portugal e nos países da zona Euro. O lançamento acontece pouco tempo depois de alguns bancos terem anunciado a cobrança de taxas na aplicação MBWay, mas a empresa garante que este lançamento já estava planeado.
“Adorava ter essa agilidade de mercado, mas não temos. Perguntámos, analisámos o mercado e o nosso serviço é mais uma opção. Formas de enviar dinheiro há muitas e sempre vai haver, aquilo que queremos é que o cliente se sinta confortável a enviar dinheiro”, disse Miguel Fernandes, diretor de negócios em Portugal, a propósito deste anúncio.
O envio de dinheiro no PayPal tanto pode ser feito na aplicação móvel do serviço, como na versão web da plataforma. É possível enviar dinheiro para outros utilizadores mesmo que não tenham uma conta PayPal – só precisa de indicar o endereço de email -, mas o destinatário terá sempre em última instância de criar uma conta PayPal para levantar o valor.
Leia também | Pagamentos invisíveis. Podemos não os ver, mas estão a chegar
“Para nós o que é importante é que os nossos clientes tenham acesso a um serviço que seja gratuito, fácil e rápido. O grande lançamento este ano é a pessoa poder usar a conta PayPal sem qualquer restrição de custos e instrumento financeiro”, acrescentou o diretor de negócio para o mercado português. O responsável também deixou a garantia: é gratuito agora e é para manter.
“Aquilo que temos vindo a fazer é vir no sentido contrário: temos vindo a reduzir custos. Olhando para trás, nunca tivemos um serviço em que fosse grátis e depois fosse taxado. De trás para a frente tínhamos custos, deixamos de ter. Não temos intenção de taxar este serviço”. “Aquilo que queremos ser, não é o melhor ou o mais utilizado, é que nos utilizem sempre que considerem que é relevante. Quem usava com cartão de crédito ou débito tinha taxas. Aquilo que fizemos foi abolir qualquer taxa para qualquer meio de pagamento”.
Com um estudo realizado no mercado português, a gigante norte-americana descobriu que 40% dos utilizadores ainda se deslocam ao banco ou a uma caixa automática para fazer o envio de dinheiro. Outra conclusão apresentada por Miguel Fernandes foi que “71% dos portugueses considera que não é razoável pagar para ter que enviar dinheiro”.
Atualmente o PayPal tem 700 mil utilizadores em Portugal.
É o fim do dinheiro como o conhecemos. E Portugal está atrasado