Poderá este robô ser uma mudança de jogo no mundo das entregas?

Agility robotics
À direita, o novo robô Digit.

Chama-se Digit e foi criado pela Agility Robotics. É o primeiro robô bípede criado pela empresa e tem a capacidade para empurrar portas, equilibrar-se, levantar caixas e até mesmo agarrar objetos em queda.

Não é, de todo, a primeira vez que a indústria vê robôs bípedes. A Boston Dynamics pode ser mais conhecida pelo seu ‘cão’ robótico, Spot, mas a mesma empresa também produz o Atlas, um robô bípede. Em comparação, a diferença é que este Digit tem um design mais esguio do que o Atlas.

A Agility é uma empresa saída do departamento de robótica da Oregon State University – tal como a Boston Dynamics também é um produto saído do MIT, em 1992. Este modelo ainda não foi lançado, mas aparentemente está desenhado para o mercado das entregas.

Leia também | Robô da Boston Dynamics já consegue fazer percurso com obstáculos

Nesta versão, a Agility Dynamics refere que o Digit tem capacidade para transportar encomendas até 18 quilos. Em entrevista ao IEEE Spectrum, o CTO da empresa, Jonathan Hurst, já tinha referido que espera que este robô humanóide tenha um forte impacto nas entregas. “O impacto poderá ser tão grande quanto o dos automóveis na alteração de estilos de vida – até na questão do tráfego e forma como as cidades são projetadas”.

Por enquanto, este robô não vai fazer entregas – mas já é ponto assente que vai estar disponível para venda. A meio deste ano, a empresa quer revelar detalhes sobre o preço deste robô, com as primeiras entregas já marcadas para o primeiro trimestre de 2020.

Com o aumento do comércio eletrónico, o mercado das entregas tem vindo, consequentemente, a crescer e há várias empresas a querer inovar neste mundo – desde o uso de robôs, drones até ao recurso a cápsulas autónomas para entregar encomendas.

Robótica em Portugal: “Olá, sou um robô, estou aqui para mudar a sua vida”