Polícia não pode obrigar utilizadores a desbloquearem smartphone

Desbloquear Smartphone polícia
Foto: Harpal Singh / Unsplash

Seja por impressão digital, reconhecimento facial ou da íris, ninguém pode ser obrigado a desbloquear o seu smartphone, diz tribunal.

Uma juíza do tribunal distrital do norte da Califórnia, nos EUA, decidiu que a polícia não pode obrigar as pessoas a desbloquearem os seus telemóveis através de impressão digital ou reconhecimento facial. A decisão, revelada pela Forbes, está a ser vista como um marco na defesa da privacidade digital, também porque vai contra decisões passadas.

A decisão diz respeito a uma investigação que está a ser feita a um alegado crime de extorsão através do Facebook: a vítima estava a ser chantageada para pagar uma quantia de dinheiro, caso contrário um vídeo seu “embaraçoso” seria tornado público.

A polícia tencionava fazer uma rusga à casa do suspeito e aceder ao smartphone através de reconhecimento biométrico.

Apesar de a juíza Kandis Westmore ter considerado que havia provas suficientes para justificar a rusga, considerou que as forças de segurança não tinham o direito de aceder aos dispositivos forçando o suspeito a fazer o desbloqueio dos equipamentos. Na prática, considerou que o governo não tem o direito, mesmo com um mandado de busca, de forçar os suspeitos a, potencialmente, incriminarem-se.

Leia também | Descubra se alguém acedeu às suas fotos privadas no Facebook

“Se uma pessoa não pode ser compelida a fornecer o seu código secreto porque é uma confissão, uma pessoa não pode ser obrigada a fornecer o seu dedo, íris, face ou outras características biométricas para desbloquear o equipamento”, considerou.

Como alternativa, a juíza Kandis Westmore disse que a polícia devia pedir a colaboração do Facebook na tentativa de ter acesso a mensagens trocadas na plataforma Messenger para conseguir as provas que procurava.

9 aplicações para aceder à internet e proteger a sua privacidade