Ainda não tem um preço definido, mas a Terrafugia, a empresa que está a desenvolver este carro capaz de voar, já avançou que arrancará com as pré-vendas no próximo mês.
A Terrafugia, que foi fundada em 2006 por um grupo de estudantes do MIT, está a preparar-se para fazer chegar ao mercado este que tem tudo para ser o primeiro carro voador, já no próximo ano. O Transition vai ter dois modos: a funcionalidade normal de um carro e, segundo a empresa, em menos de um minuto poderá fazer a transição para o modo de voo. Ao alternar entre modos, há um sistema de recolha ou expansão das asas do carro. Basicamente, é quase como se tivesse um pequeno avião na sua garagem.
Com dois lugares, o Transition pode voar até aos 643 quilómetros, até uma velocidade máxima de 160 km/h. O veículo inclui pára-quedas e um conjunto de câmaras, para ajudar na navegação.
O Transition está a ser desenvolvido com a ajuda da Volvo, sendo um híbrido elétrico. Ainda sem preços definidos, o mais provável é que este carro voador esteja ao alcance de muito poucas carteiras. Além disso, também não há grandes certezas sobre quais serão as condições para poder operar este veículo, principalmente com as diferentes legislações dos países.
Sabe-se também que este veículo elimina da equação questões como a necessidade de um espaço específico para aterrar – como aeródromos, por exemplo, embora isso possa também trazer várias preocupações com locais autorizados para aterragem.
Ainda assim, é quase certo dizer que, para estar dentro da legalidade, será preciso ter uma licença de voo para poder conduzir esta máquina, pelo menos no modo aéreo.