Será este o novo smartphone da Samsung?

O smartphone deverá dobrar como uma carteira e quando aberto terá o mesmo tamanho de um Samsung Galaxy S9 Plus.

Os dois principais smartphones da Samsung – Galaxy S9 e Galaxy Note 9 – já foram apresentados, mas a tecnológica sul-coreana ainda pode ter mais um trunfo na manga. As imagens que vemos na galeria em cima são uma representação daquele que poderá vir a ser conhecido como Samsung Galaxy X, o tão aguardado smartphone dobrável da gigante sul-coreana.

As imagens são da publicação Nieuwe Mobiel e foram criadas pelo designer Jonas Dähnert. O conceito deste produto parece mostrar uma evolução dos telefones ‘concha’, com tampas de abrir, e que marcaram sobretudo o início dos anos 2000.

As renderizações gráficas foram feitas tendo em conta os rumores que já circularam sobre o smartphone e também as patentes registadas pela Samsung na área dos dispositivos flexíveis.

Segundo a publicação Android Headlines, o conceito deste smartphone passa por um ecrã OLED que dobra, mas não por completo. O alegado Galaxy X, dobrado, ficaria igual a uma carteira, mas quando aberto ficaria do mesmo tamanho de um Galaxy S9 Plus.

Este projecto da Samsung, já teve avanços e recuos, sobretudo pelas dificuldades de executar um projeto com estas características. A multinacional coreana lançou um primeiro vídeo do conceito em 2014, com uma pessoa num café a utilizar um telefone que mais parecia um pequeno caderno.

Em junho de 2016, saiu um relatório, que sugeria que a Samsung iria produzir um smartphone que teria dois ecrãs dobráveis. Em Novembro de 2017, houve a informação, segundo o inverse, que a marca coreana poderia lançar um telemóvel dobrável em breve.

O dispositivo, que pode chegar ao mercado com um preço a rondar os 1.500 euros, ainda não foi anunciado, mas o conceito está lançado. A Samsung já confirmou que pretende lançar um smartphone de ecrã dobrável em 2019 – especula-se que a revelação possa acontecer logo em janeiro, durante o Consumer Electronic Show (CES), nos EUA.