Sofia Tenreiro sai da Cisco Portugal

Sofia Tenreiro | Cisco Portugal
Foto: Álvaro Isidoro/ Global Imagens

A executiva ocupava o cargo de diretora-geral desde janeiro de 2015.

*Por Rosália Amorim e Rui da Rocha Ferreira

Sofia Tenreiro está de saída da Cisco Portugal. O Dinheiro Vivo apurou que a responsável apresentou a demissão do cargo de diretora-geral, não sendo ainda conhecidos os motivos. Contactada, ainda não foi possível obter uma reação da executiva.

A saída foi entretanto confirmada pela Cisco. “Após quatro anos a liderar a Cisco Portugal como diretora-geral, Sofia Tenreiro vai seguir novas oportunidades profissionais fora da Cisco. Um anúncio sobre o seu sucessor vai seguir-se em breve. A Cisco quer agradecer à Sofia pela sua liderança e várias contribuições para a empresa”.

No cargo de diretora-geral da Cisco Portugal desde janeiro de 2015, assumiu como uma das suas missões fazer crescer a empresa no mercado português apostando em áreas como a Internet das Coisas. A evolução registada no mercado e também pela empresa a nível internacional acabaram por fazer da cibersegurança outra prioridade para a responsável.

“Têm que ver com escala, porque quando nos comparamos com outros países, temos noção de que não nos podemos comparar em termos de dimensão de negócio, dimensão do país e dimensão de oportunidade, portanto, comparamo-nos muito pela inovação dos projetos”, disse Sofia Tenreiro numa entrevista ao Dinheiro Vivo/TSF, em 2017, a propósito dos desafios da empresa em Portugal.

Foi sob a liderança de Sofia Tenreiro que a Cisco Portugal assinou, em 2018, uma parceria com o Governo, para ajudar na transformação digital do país. O acordo tem validade de dois anos e foi assinado no âmbito do Programa Nacional de Reformas.

Antes de ingressar na Cisco Portugal, Sofia Tenreiro esteve quase oito anos na Microsoft Portugal, onde teve funções de directora executiva do segmento de consumo. Antes acumulou experiência na área de marketing e vendas em empresas como o Público, a Optimus (atual NOS), L’Oreal Espanha e Procter & Gamble.

Notícia atualizada às 14h56 com o comunicado da Cisco e para clarificar que não foram revelados os motivos da saída