Câmaras inteligentes e identidades digitais vencem concurso Vodafone Power Lab

O Enterprise Innovation Challenge, uma iniciativa promovida pelo Vodafone Power Lab, já tem eleitas as duas ideias vencedoras. Estes dois projetos tinham como objetivo encontrar soluções inovadoras para serem integradas no portefólio do segmento empresarial da Vodafone Portugal.

Estas duas ideias vencedoras, Heptasense e LOQR destacam-se pelo seu potencial de serem aplicadas à oferta empresarial da Vodafone. Inicia-se agora a fase em que estas empresas desenvolvem as soluções, esperando-se que, dentro de seis meses, as mesmas já integrem a carteira de produtos e serviços da Vodafone.

A Heptansense apresenta uma solução baseada em Inteligência Artificial (IA), a promessa desta ideia é a de otimizar a eficiência dos sistemas de segurança atuais. Através de um software IA instalado nas câmaras de vigilância, detecta -se quase em tempo real e de forma autónoma qualquer ameaça. Os comportamentos são considerados ameaças ou não com base nos mesmos que são introduzidos no sistema previamente.

Quando o software de IA considera os comportamentos como ameaça, é enviado um alerta via SMS, e-mail ou notificação push para o segurança. Esta tecnologia permite obter dados sobre o consumidor que a maioria dos sistemas de segurança e videovigilância não avaliam como os movimentos do cliente, contagem de pessoas e tempo de permanência no local ou página.

A ideia da LOQR tem como base o vertical segurança. Consiste numa solução de gestão da identidade digital,de pessoas e objetos; este processo inicia-se com o registo e a verificação do documento de identificação do consumidor, bem como o vínculo a uma identidade digital única. Assim a verificação de identidade acontece de forma contínua quando o cliente vai a uma loja ou site. Esta validação de autenticidade da identidade é associada aos direitos e requisitos de acesso pré-definidos do cliente.

Esta solução tem como objetivo uma interação consumidor- instituição exclusivamente digital. Elimina a necessidade de deslocação a um espaço físico e de uma assinatura em papel. Esta ideia é adaptável aos vários setores de atividade e às suas necessidades.

A apresentação das ideias dos oito finalistas, no Centro Cultural de Belém, foi feita a oito jurados integrantes do quadro da vodafone que tiveram quatro minutos para fazer questões no final de cada apresentação. A votação realizou-se em tempo real através de uma app chamada InnovationCast, uma plataforma de gestão de ideias. No final desta votação, os jurados tiveram um momento para eleger os vencedores.

Nas três edições do concurso Innovation Challenge, lançado pelo Vodafone Power Lab, já foram submetidas mais 160 ideias inovadoras em áreas diversas entre as quais Connected Life, Inteligência Artificial, gamificação e, recentemente, cibersegurança.