SpaceX quer arrancar com testes de foguetão já em fevereiro

Esta semana, a empresa de exploração espacial já fez alguns testes estáticos, que partilhou em vídeo no Twitter. A empresa de Elon Musk quererá fazer mais testes já a partir do dia 23 de fevereiro.

O teste que foi partilhado nas redes sociais mostra a cápsula Crew Dragon funcionar. Segundo as informações que a SpaceX tem feito chegar ao mercado, a ideia é a de que seja esta cápsula que, em conjunto com a sistema Starship, consiga sair da Terra e dar os primeiros passos na exploração espacial que a empresa tanto ambiciona.

Ainda assim, a data de dia 23 de fevereiro é revelada por fontes anónimas, citadas pelo site Ars Technica. A SpaceX está a trabalhar também com a NASA que, sendo uma entidade governamental norte-americana, está a ser afetada pelo ‘shutdown’ que está a afetar os funcionários públicos. Caso não haja consenso para dar resolução a esta situação, existe a probabilidade de que estes testes ainda possam ser adiados.

Também esta semana, a empresa sofreu alguns contratempos, já que os ventos fortes que se fizeram sentir nos Estados Unidos abalaram a estabilidade do foguetão Starship. Parte da estrutura criada pela empresa terá ficado danificada.

Também a saúde financeira da SpaceX tem sido motivo de preocupação. Na semana passada, a empresa anunciou que iria despedir 10% dos seus funcionários, devido aos desafios criados pelo mercado.

Elon Musk: Existem 70% de hipóteses de ir viver (e morrer) para Marte