SpaceX revela quem é o primeiro turista que vai levar ao espaço

SpaceX
REUTERS/Gene Blevins

Depois de na semana passada ter revelado que já tinha uma reserva feita para a primeira viagem à volta da Lua, a SpaceX anuncia quem será o seu primeiro turista espacial: Yusaku Maezawa.

Como Elon Musk, o dono da SpaceX, já tinha indicado, Maezawa é um multimilionário japonês, fundador da Zozotown, um gigante de comércio eletrónico japonês virado para a área da moda. Maezawa tem uma fortuna avaliada em nada mais nada menos do que 2,9 mil milhões de dólares e agora tem como planos ir ao Espaço por volta de 2023.

O anúncio foi feito através de uma transmissão em direto, através da Internet, onde tanto Maezawa como os responsáveis da SpaceX deram mais alguns detalhes sobre esta viagem do Big Rocket Falcon (BRF).

Leia também | SpaceX. Já há um passageiro com viagem marcada para a Lua

“Finalmente, posso dizer-vos que escolhi ir até à Lua. Escolhi ir até ao Lua com artistas”, anunciou Maezawa. Sim, porque o foguetão tem dimensões generosas e seria demasiado espaçoso para levar apenas o multimilionário de 42 anos até ao Espaço.

Maezawa viajará acompanhado por artistas, que vão ter outra missão, além de sobreviver à viagem, que terá uma duração estimada de uma semana.

“Gostaria de convidar seis a oito artistas de vários pontos do mundo para se juntarem a mim nesta missão até à Lua”, explicou o magnata. Quando regressarem, estes artistas terão de levar a cabo a missão de produzir arte, a partir daquilo que viram durante a viagem, naquilo que se tornará o projeto #dearMoon.

O japonês, que é conhecido por ser um ávido colecionador de arte, quer convidar artistas que sejam de diferentes áreas das artes, desde a música, cinema, fotografia, designer de moda e muito mais. Segundo o vídeo de apresentação do projeto, a ideia é que a visão destes artistas e as obras feitas funcionem como um “legado para a Humanidade”.

Não foram das grandes informações sobre os artistas que vão embarcar nesta missão, mas Musk está decidido num ponto: “não será ninguém de Hollywood”.