Steven Spielberg quer serviços de streaming fora da corrida aos Óscares

Steven Spielberg, Óscares
Steven Spielberg na festa da Vanity Fair, após a gala dos Óscares, em 2019. REUTERS/Danny Moloshok

Spielberg veio a público pedir alterações às regras que permitem às plataformas de streaming colocar os seus filmes e documentários a concurso, em competições como os Óscares.

Em entrevista à IndieWire, um representante ligado à produtora Amblien Entertainment, fundada pelo conhecido cineasta, referiu que Spielberg está fortemente empenhado na criação de novas regras, para conseguir restringir a participação de filmes de serviços de streaming em competições da Academia.

Na entrevista, fica patente a vontade de Spielberg levar à reunião dos responsáveis da Academia, em abril, este ponto a discussão – pedindo ainda para ser apoiado por outras figuras da sétima arte neste assunto.

Não é segredo a oposição de Spielberg relativamente à possibilidade de os serviços de streaming ganharem Óscares. Na semana passada, o filme ‘Roma’, de Alfonso Cuarón, disponível na Netflix, ganhou três estatuetas, incluindo a de Melhor Realizador – alimentando novamente a polémica neste tema.

Leia também | Partilha a password da Netflix? Esses tempos podem chegar ao fim

Spielberg não fecha completamente a porta aos serviços de streaming – afinal, vai trabalhar em breve com a Apple, para o serviço de streaming da marca da maçã. Aquilo que está em causa é mesmo a possibilidade de os serviços de streaming verem as suas produções concorrerem às estatuetas douradas. Para o conhecido realizador, estas produções são consideradas televisão, devendo, portanto, ficar confinadas apenas aos prémios Emmy, válidos para televisão.

Nos últimos tempos, têm sido várias as vozes do panorama cinematográfico que acusam a Netflix, por exemplo, de práticas de concorrência agressiva – nomeadamente pela distribuição massiva dos filmes a uma base de milhões de utilizadores.

Estudo: o streaming (e a Netflix) não estão a matar as salas de cinema