Switch está prestes a atingir os 20 milhões de consolas vendidas

A Nintendo deu a conhecer alguns números sobre a sua situação financeira atual, mas aquilo que mais chama à atenção é mesmo o número de consolas Switch vendidas.

A Switch, lançada em março de 2017, tornou-se um caso de sucesso no historial da empresa nipónica, superando largamente as vendas da antecessora Wii U. Entre abril e junho, foram vendidas 1,88 milhões de Switch, que contribuem para a tal marca das 19,67 milhões de consolas vendidas desde 2017.

Em análise, estes 1,88 milhões vendidos num trimestre já refletem um ligeiro abrandamento nas vendas da consola – em momentos anteriores, a Switch tinha vendido 2,93 milhões e 7,23 milhões de consolas. Este abrandamento nas vendas é uma situação normal, dado o ciclo de vida de uma consola.

No que toca a resultados financeiros, a Nintendo avança com 168 mil milhões de yen (perto de 1,28 mil milhões de euros) de receitas, que superam os 154 mil milhões de yen registados no mesmo período do ano passado.

A Nintendo mostrou também alguns dados sobre o Nintendo Labo, o gadget de cartão lançado para acompanhar a Switch, com diferentes kits.  Desde o lançamento do Labo, em abril, já terão sido vendidas cerca de 1,39 milhões de unidades.

Relativamente a jogos, a empresa avança que Donkey Kong Country: Tropical Freeze arrecadou 1,4 milhões em vendas; já Mario Tennis Aces fica-se pelos 1,38 milhões. O título Super Mario Odyssey tem sido um verdadeiro campeão de vendas para a Nintendo: até ao final de junho, tinham sido vendidos 11,17 milhões de cópias do jogo; Mario Kart 8 Deluxe também não fica atrás, com 10,35 milhões de unidades vendidas.

Passando para os smartphones, onde a Nintendo disponibiliza jogos como Super Mario Run ou Animal Crossing: Pocket  Camp, a divisão mobile traduziu-se em receitas de 9 mil milhões de yen (cerca de 68 milhões de euros), um crescimento de 0,4% relativamente ao mesmo período do ano anterior.

Nesta divisão de jogos mobile, a Nintendo prepara-se para lançar o jogo Dragalia Lost, um RPG de inspiração japonesa, que chegará algures durante este verão.