Táxi-voador autónomo da Boeing supera primeiro teste

Boeing táxi-voador

A Boeing não é a única empresa a tentar colocar os táxis no ar. Ainda assim, o anúncio de uma viagem de teste bem sucedida aproxima a fabricante de tornar esta ambição numa realidade.

Este táxi-voador da Boeing, que dispensa condutor para assegurar a navegação do veículo, conseguiu descolar, planar e aterrar com sucesso. Os testes foram feitos em Manassas, Virginia, nos Estados Unidos, através da subsidiária da Boeing, a Boeing NeXt.

Por agora, este teste pode não ser a viagem mais imponente, mas trata-se de um princípio para esta indústria. Os próximos passos serão conseguir que este táxi-voador consiga avançar e passar do modo vertical para outros modos de voo.

O protótipo que a Boeing colocou no ar tem cerca de nove metros de comprimento por 8,5 metros de largura. Segundo a empresa, conta com sistemas avançados de propulsão e também componentes desenvolvidos especificamente para as asas, para conseguir planar e desenvolver a rota de viagem.

Leia também | Zunum Aero, a empresa que quer criar o ‘Tesla dos ares’

Há um ano, este táxi-voador era ainda um conceito. A conclusão deste teste coloca, por enquanto, a Boeing à frente da concorrência. A fabricante está a trabalhar para empresas como a Uber, que querem apostar no serviço Uber Air para trazer mais soluções para a mobilidade urbana.

Quando estiver concluído e mais desenvolvido, explica a empresa, estes veículos poderão transportar passageiros num raio que poderá chegar até 80 quilómetros. Há também planos de desenvolver este tipo de veículos autónomos para o segmento das mercadorias. A Boeing refere que planeia começar os primeiros testes deste serviço de cargas ainda este ano.

 

Há mais concorrentes na corrida ao transporte aéreo pessoal