Tesla Model 3 está a chegar à Europa sem Autopilot a funcionar

Tesla Model 3 | Gadgets 2019

Depois de algum tempo de espera, as entregas do Model 3 da Tesla estão a chegar à Europa. Ainda que o Autopilot seja considerado uma opção, mesmo quem paga por esta funcionalidade não está a conseguir utilizá-la.

A empresa de Elon Musk optou por desativar este Autopilot nos Model 3 que está a entregar na Europa, já que a empresa ainda está à espera de aprovação da RDW, a autoridade holandesa que autoriza este tipo de questões ligadas ao mercado automóvel. A Tesla tem a sua sede europeia registada na Holanda, daí a necessidade de autorização por parte deste organismo.

Em janeiro, a Tesla tinha anunciado que tinha recebido autorização para fazer chegar este modelo à Europa – mas o Autopilot não estaria incluído nesta lógica.

Através de um porta-voz, a Tesla refere que está a “planear a ativação do Autopilot na Europa na próxima semana”, para o Model 3. É também acrescentado que ainda serão precisos mais testes para verificar a segurança deste tipo de opção na Europa.

Leia também | Se não tem orçamento para um Tesla, a marca vende outros produtos

No site da Tesla para Portugal, onde é possível encomendar um Model 3, o Autopilot é vendido como uma opção que adiciona ao preço do carro mais 5400 euros. Ainda assim, o preço ainda pode chegar ao 7500 euros, como a Tesla indica na parte de “atualização após entrega”. Na versão mais barata, o preço do Model 3 arranca nos 60200 euros.

A Europa e a China estão a assumir-se como mercados importantes para a Tesla, conforme já foi referido em várias ocasiões por Elon Musk. Além desta questão com o Autopilot deste modelo, a Tesla ainda está a ser afetada por “desafios inesperados” no porto belga de Zeebrugge.

O Model 3 tem uma autonomia estimada de 560 quilómetros, segundo o site da Tesla. Demora 4,8 segundos a ir dos 0-100 km/h e ainda conta com uma velocidade máxima de 233 km/h. A versão mais cara deste Tesla custa 71300 euros.

As incríveis promessas de Elon Musk para 2019, da Tesla ao espaço