‘The Winter is coming’ e com ele chegam vírus

Guerra dos Tronos

Investigação realizada pela Kaspersky Lab mostra quais são as principais séries utilizadas pelos hackers para espalhar malware, a mais usada é a popular A Guerra dos Tronos, especialmente numa altura em que falta pouco tempo para a nova última temporada.

As séries são hoje uma das formas de entretenimento mais populares e universais do mundo e, com o aumento dos torrents, streaming online e outros métodos de distribuição digital, acabam por sofrer violações de direitos de autor. Para se ter uma ideia, séries como A Guerra dos Tronos, The Walking Dead e Arrow despertam não só a atenção de milhões de pessoas em todo o mundo, como também de hackers.

De acordo com uma investigação realizada pela Kaspersky Lab, os hackers estão a utilizar os novos episódios das séries mais populares para distribuir malware.

Em muitos locais, estas séries podem ser consumidas através de canais ilegais, como softwares de torrents e plataformas ilegais de streaming. Ao contrário dos recursos legítimos, os torrents e os arquivos neles hospedados podem conter um arquivo que parece ser um episódio de uma série, mas que é, na verdade, um malware com um nome semelhante e que tem como objetivo de atacar o utilizador.

Leia também | HBO Portugal estreia fim da Guerra dos Tronos às 2h de 15 de abril

Ao observar a facilidade com que estas séries, cujo download é feito por via de fontes ilegítimas, podem ser substituídas por versões com malware, os investigadores da Kaspersky Lab examinaram esses arquivos maliciosos no período entre 2017 e 2018. E no topo da lista está A Guerra dos Tronos. Em 2018, a série foi responsável por 17% de todo o conteúdo malicioso pirateado, com 20.934 pessoas atacadas, seguida de The Walking Dead, com 18.794 e Arrow, com 12.163. Isso ocorreu mesmo considerando que, em 2018, não foi lançado nenhum episódio novo de A Guerra dos Tronos, enquanto as outras séries do ranking tiveram campanhas promocionais agressivas.

Em todos os casos observados, os hackers usam os primeiros e os últimos episódios de cada temporada, sendo que o episódio de estreia – “The winter is coming” da primeira temporada de A Guerra dos Tronos, por exemplo, foi o mais usado para disseminar os ataques.

Para evitar ser vítima de programas maliciosos disfarçados de séries, a Kaspersky Lab recomenda algumas medidas:

  • Utilizar serviços legítimos de reputação comprovada para produzir e distribuir conteúdo televisivo;
  • Prestar atenção à extensão do arquivo do qual se fez download. Mesmo os episódios de séries de TV de uma fonte que à partida se considera de confiança e legítima, devem ter a extensão .avi, .mkv ou mp4, só não pode ser um .exe (arquivo executável);
  • Prestar mais atenção à autenticidade dos sites. Aceder apenas a sites que permitam assistir séries de TV quando houver a certeza de que são legítimos e que o link começa com ‘https’. Antes de se iniciar o download, verificar se o site é fidedigno, conferindo o formato do URL e a ortografia do nome da empresa;
  • Não clicar em links suspeitos, como aqueles que prometem a visualização antecipada de um novo episódio. Verificar e acompanhar a programação da série.
  • Utilizar soluções de segurança confiáveis para ter uma proteção abrangente contra diversas ameaças.

Netflix está a testar mudanças ‘radicais’ ao aspeto da aplicação