Tom Cruise ensina como pode ver melhor filmes em casa

Tom Cruise

O famoso ator divulgou um vídeo para tentar que quem gosta de ver cinema em casa o possa fazer sem o que chama de suavização de movimentos dos televisores atuais.

O ponto de partida é a saga Missão Impossível, mas Tom Cruise quer ensinar o mundo inteiro a evitar um problema que parece estar a acontecer com a maioria das televisões recentes. O objetivo? Para que todos vejam não só os seus filmes, mas os outros e as boas séries de televisão que existem da forma mais pura e fiel ao que o realizador imaginou possível.

A ator de 56 anos explicou o problema num vídeo divulgado no seu Twitter sobre a tal suavização de movimentos. O ator indica que esse é uma configuração que parece existir em quase todas os novos televisores HDTV e 4K e, geralmente, são ativadas de forma automática e podem transformar o que vemos num caos demasiado suave.

O sistema funciona usando um processador que cria novos frames, entre os 24 ou 30 os por segundo, que é o sistema que faz com que a imagem se movimente de forma mais suave no ecrã. A tecnologia pode ter alguns ganhos em movimentos rápidos de cenas com maior movimento e gravadas ao vivo, como em eventos desportivos, mas nos filmes e em várias séries muda por completo o aspeto original de uma forma estranha e pouco agradável.

O resultado é algo diferente do que os realizadores imaginaram para cada cena, incluindo Christopher McQuarrie (de Missão Impossível Fallout e guionista do novo Top Gun) que aparece no vídeo com Tom Cruise. O problema é que desligar o sistema é algo que poucos sabem fazer. O que é mais simples e resulta de forma rápida é ativar o modo Cinema, se o seu televisor o tiver, que permite manter as configurações ideais para ver filmes ou conteúdos com movimento sem problemas. Há configurações específicas mais complexas explicadas aqui pela Engadget.

Um apaixonado pelo cinema e pelas técnicas associadas, já não é a primeira vez que Tom Cruise deixa conselhos sobre a melhor forma de ver filmes. O ator está neste momento a gravar a sequela do filme Top Gun, que tem estreia prevista para 2020.

Desinstale estas aplicações. Estão a ganhar dinheiro com os seus dados