Trabalho remoto e cloud impulsionam resultados financeiros da Microsoft

Microsoft, Windows 7
(Patrícia de Melo/AFP)

Os resultados trimestrais da Microsoft superaram as previsões. Efeitos da pandemia, como o aumento do teletrabalho, fizeram subir as receitas.

Satya Nadella, o CEO da Microsoft, avisava que a tecnológica “não está imune àquilo que está a acontecer a nível mundial em termos de crescimento económico”. Ainda assim, os resultados trimestrais da empresa surpreenderam os analistas de Wall Street, batendo as previsões.

As receitas da empresa no terceiro trimestre do ano fiscal (terminado a 31 de março) subiram 15% em comparação com o mesmo período de 2019, atingindo os 35 mil milhões de dólares (mais de 32 mil milhões de euros). O lucro da empresa atingiu os 10,8 mil milhões de dólares (9,93 mil milhões de euros), uma subida de 22%.

A tecnológica refere que a covid-19 “teve um efeito mínimo nas receitas totais da companhia”, explicando que os resultados das áreas de negócio que foram mais afetadas pela pandemia foram compensadas pelo crescimento de outras operações. A empresa refere que os resultados da área de produtividade e processos de negócio cresceram 15% durante este terceiro trimestre do ano fiscal, situando-se nos 11,7 mil milhões de dólares (10,76 mil milhões de euros).

Com o aumento do teletrabalho, a empresa tem sido particularmente beneficiada pelo crescimento de áreas de negócio como o Office e o negócio de cloudSatya Nadella referiu durante a chamada com os investidores que a empresa tem assistido a uma expansão “equivalente a dois anos de transformação digital no espaço de dois meses”.

A Microsoft regista um crescimento das licenças de software, como os produtos Office Comercial, e dos serviços cloud, que cresceram 13%. Já no segmento de software Office para o consumidor e serviços cloud foi registado uma subida de 15%. A tecnológica destaca também que o número de utilizadores do Office 365 Consumer está agora nos 39,6 milhões.

Já as receitas do LinkedIn, a rede social mais virada para o mundo do trabalho, subiram 21% neste trimestre.

As receitas na área da Cloud subiram 27% em relação ao mesmo trimestre de 2019, situando-se nos 12,3 mil milhões de dólares. Nesta unidade de negócio, destacou-se o crescimento das receitas do serviço Azure (subida de 59%).

No segmento de hardware (Windows OEM, onde são contados os computadores de outras marcas com sistema operativo Windows), as receitas subiram 5%, impulsionadas pelo aumento do trabalho e ensino remoto. Ainda assim, nesta área, a empresa nota que houve uma perturbação na resposta ao aumento de procura devido ao fornecimento de componentes por parte da China. As receitas com os Surface, os equipamentos da própria Microsoft cresceram apenas 1% este trimestre.

Em relação ao Teams, a plataforma de colaboração da Microsoft, já é conhecido que tem crescido exponencialmente por estes dias. A tecnológica partilhou que já foi atingida a marca dos 75 milhões de utilizadores ativos diários – mais 70% no espaço de apenas um mês. Satya Nadella referiu também que, num dia, foram registados 200 milhões de participantes em chamadas.

Em relação aos jogos – a Microsof detém a área de negócio da Xbox – os conteúdos e serviços cresceram 2% no terceiro trimestre do ano fiscal. A empresa prepara-se para lançar no mercado um novo modelo da Xbox no final do ano, a Xbox Series X. Durante a pandemia, a tecnológica já apresentou as especificações técnicas desta consola. Neste momento, o Xbox Game Pass já tem 10 milhões de subscritores e o Xbox Live conta com 90 milhões de utilizadores mensais ativos.

Fim do Windows 7 traz “ano louco” aos PC