Uber avança para a bolsa em maio

Uber, mobilidade, plataformas
REUTERS/Eduardo Munoz

A Uber apresentou o pedido oficial para entrar em bolsa junto da autoridade reguladora do mercado de capitais norte-americano, na quinta-feira. Entrada está prevista para o início de maio.

A Reuters avançou esta semana que a Uber planeia vender cerca de dez mil milhões de dólares (8,9 mil milhões de euros) em ações da empresa com uma avaliação que oscila entre 90 e 100 mil milhões de dólares, naquele que poderá ser o maior IPO (Oferta Pública Inicial) deste ano nos Estados Unidos.

A empresa não revela qual o preço a que pretende entrar em bolsa, mas a avaliação pode superar as de anteriores rondas de financiamento, tendo em conta que no caso da concorrente Lyft a procura superou a oferta.

Leia também | Roupa suja ou aquários: há uma lista dos objetos mais estranhos deixados num Uber

Depois de tornar o pedido público, a Uber irá avançar com uma série de apresentações aos investidores. Segundo a Bloomberg, o Morgan Stanley e o Goldman Sachs lideram a lista de interessados em subscrever a oferta. Criada há 10 anos, a Uber teve um prejuízo de cerca de 1,8 mil milhões de dólares (1,6 mil milhões de euros) no ano passado, quando excluídos os ganhos extraordinários provenientes de vendas de unidades de negócio na Rússia e na Ásia.

Para além do serviço de transporte de passageiros, a empresa tem várias atividades, entre as quais uma das mais rentáveis é o negócio de entrega de refeições Uber Eats, cujas receitas quase triplicaram em 2018, para perto de 1,5 mil milhões de dólares.

Uber Eats vai mostrar tempos de espera. Testes arrancam em Lisboa