A Uber estará a preparar a aquisição de mais uma empresa rival, desta vez no segmento das entregas de refeições, conforme avança esta terça-feira a Bloomberg.
De acordo com a agência, a Uber terá feito uma oferta de aquisição à startup Grubhub, que atua no mercado dos Estados Unidos. Citando fontes próximas do negócio, a Bloomberg refere que as duas empresas estão em conversações e que podem mesmo chegar a acordo ainda este mês.
Criada em 2004, em Chicago, por Matt Maloney e Mike Evans, a Grubhub tinha 19,9 milhões de utilizadores ativos em 2019, atuando em 50 cidades dos Estados Unidos. Na base da criação da empresa está a disponibilização de uma alternativa aos menus em papel, com os dois programadores aborrecidos com a necessidade de vasculhar em menus de papel sempre que queriam encomendar comida. Em 2013, a Grubhub e a Seamless, criada em 1999, fundiram-se, resultando num novo grupo que é cotado em bolsa desde abril de 2014.
Com mais anos de experiência no mercado das entregas – a Uber Eats estreou-se em 2014 – e várias aquisições de serviços do género ao longo dos anos, a Grubhub assume-se como uma das rivais da Uber Eats nos Estados Unidos.
A Grubhub está avaliada em 4,5 mil milhões de dólares (4,14 mil milhões de euros), enquanto a Uber tem uma capitalização de mercado que ronda os 55 mil milhões de dólares (50,62 mil milhões de euros).
De acordo com um relatório de 2019, a Uber Eats detinha em outubro do ano passado 20% do mercado de entrega de refeições dos Estados Unidos, enquanto a rival tinha uma quota de mercado de 30%.
Após a notícia desta possível aquisição, tanto as ações da Grubhub como as da Uber dispararam em bolsa. Neste momento, os títulos da Grubhub sobem 27%, para os 59,48 dólares. Já as ações da Uber valorizam 7,24%, chegando aos 33,93 dólares.