Se usa o Dropbox, vai ser mais fácil pesquisar por ficheiros

Dropbox
Imagem: Pixabay

O Dropbox refere que, ao longo dos anos, já viu milhões de ficheiros, PDF e imagens serem alojados no serviço. Agora, vai utilizar reconhecimento de texto que funcionará também para encontrar informação em imagens. 

A empresa refere que está a colocar reconhecimento de texto automático no serviço de alojamento na cloud, para que possa encontrar determinada informação até se está escrita em ficheiros de imagem, em formatos JPEG ou PNG.

Até aqui, o Dropbox já facilitava a pesquisa, ao escrutinar o texto que estava escrito em PDF ou documentos de texto. A questão é que  era mais difícil encontrar, por exemplo, um folheto na confusão que é o Dropbox, se só se lembrasse de uma das palavras que compõe a imagem.

A parte menos agradável é que esta funcionalidade só estará disponível para os utilizadores premium do Dropbox, que pagam mensalidade para utilizar o serviço. Esta nova facilidade de pesquisa vai chegar também aos utilizadores da versão empresarial do serviço. A funcionalidade só permitirá, pelo menos inicialmente, reconhecer texto que esteja escrito em inglês.

Leia também | Cópias de segurança do WhatsApp já não vão ocupar espaço na Drive

Através da publicação feita, onde explica como é que funcionará esta funcionalidade, a empresa refere que já alojou cerca de 20 mil milhões de ficheiros – e entre 10 a 20% deste enorme bolo é composto por imagens. É justamente esta percentagem que justifica o interesse do Dropbox em introduzir esta funcionalidade, para facilitar os momentos de pesquisa nas pastas do serviço.

Fundado em 2007, o serviço de alojamento e partilha de ficheiros norte-americano funciona através da cloud é um dos mais conhecidos entre o género. Ao longo do tempo foi alargando horizontes e ganhou também outras aplicações complementares, desde colaboração entre equipas até aplicações para permitir a digitalização de ficheiros. Tem como principal concorrência os serviços de armazenamento na cloud da Google, Apple ou da Microsoft.

Leia também | Tecnologia alia-se à roupa e o resultado é um par de calças (diferente)